Últimas indefectivações

terça-feira, 12 de julho de 2016

Valores nacionais

"Três grandes lições podem ser retiradas da vitória portuguesa no Euro'2016. Os princípios não constituem qualquer novidade, é certo, mas, ou pela exposição excessiva de um outro protagonista, ou pela ânsia de se assistir a um espectáculo quase proibitivo nestas circunstâncias, nem sempre lhes é dado o devido valor.
Portugal provou, em primeiro lugar, que só um grande colectivo é capaz de conquistar uma competição deste nível. A Selecção é campeã da Europa porque conseguiu formar uma equipa tão forte que - e não há melhor exemplo - mesmo sem Cristiano Ronaldo derrotou a França, cujo favoritismo aumentou exponencialmente à passagem dos 25', quando o craque foi forçado a abandonar o campo.
O título europeu também só foi possível pelo trabalho extraordinário do seleccionador. Fernando Santos esteve irrepreensível em várias facetas. Formou um grupo coeso, ganhou a confiança cega dos jogadores e mostrou-se exímio em termos motivacionais e técnico-tácticos, em que preferiu a objectividade ao romantismo. A vitória sobre França, na final, só se tornou possível pela leitura de jogo do técnico português.
Não menos importante foi, por outro lado, a condição física dos jogadores, bem visível nas partidas disputadas no prolongamento. Enfim, um coletivo solidário, um seleccionador de várias valências e um staff técnico/médico competente construíram o campeão europeu."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!