Últimas indefectivações

terça-feira, 12 de julho de 2016

Patrício, Pepe e Guerreiro: os mais consistentes de 23 heróis

"Portugal, Portugal, Portugal!
Nós somos campeões, campeões, campeões
Nós somos campeões!

E aqui estão eles:
Rui Patrício, Anthony Lopes, Eduardo;
Cédric, Vieirinha, Pepe, José Fonte, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Eliseu e Raphael Guerreiro;
Danilo, William Carvalho, Moutinho, Renato Sanches, André Gomes, Adrien e João Mário;
Quaresma, Ronaldo, Rafa, Nani, Éder.
São estes os nomes dos jogadores que ficam para a história.
Faço parte de outra geração mas, tal como eu, acredito que todos os jogadores, antigos e actuais, estão felizes com a conquista desta equipa. Eles fizeram história e ficam para a memória do futebol português como sendo os primeiros a conquistar um título europeu de futebol.
Sinto um orgulho enorme por estes atletas que elevaram o nome de Portugal bem alto. Atrás deles tinham um povo a apoiar, como foi visível em todos os jogos nos mais diversos locais do nosso país. 
Mas é impossível não referir o apoio que foi dado pelos nossos emigrantes no local de estagio em França, bem como em todos os dias e todos os jogos de Portugal neste Europeu. Foram extraordinários na presença constante, em todos os momentos e sem dúvida que foi para eles muito especial esta vitoria, a forma como a viveram e vão continuar a viver daqui em diante.
Esta aventura por terras gaulesas terminou da melhor forma com a consagração em Paris. Na final foram 120 minutos de emoção, de sacrifício, de sofrimento, mas tudo terminou com uma alegria enorme. O jogo teve de tudo, desde logo com a lesão de Ronaldo, com as grandes defesas do Rui Patrício, com oportunidades falhadas dos franceses, com a bola à trave de Raphael e a terminar com o golo de Éder, o herói improvável.
Uma coisa é certa: independentemente da pouca ou muita qualidade exibicional, da sorte e do azar em certos momentos, dos adversários que tivemos, a equipa trabalhou e lutou para merecer o titulo. Fomos uma equipa bem organizada defensivamente e isso foi importante para a conquista do titulo mas do ponto de vista individual uma nota para três jogadores – Rui Patrício, Pepe e Raphael Guerreiro que foram ao longo da prova os mais consistentes e de melhor rendimento.
Valemos pelo trabalho colectivo, solidário, pela entreajuda e pelo sacrifício em prol de um objectivo. E aí o papel do líder e treinador Fernando Santos foi determinante. O seleccionador acreditou desde a primeira hora na conquista do título e disso fez menção em todas as suas intervenções e fez acreditar os jogadores. O segredo esteve na capacidade de levar os jogadores a interpretar em cada jogo um plano estratégico diferente do que é normalmente habitual e a acreditar que dessa forma era possível. Deu resultado e estão todos de parabéns.
O país sofreu e vibrou e a alegria foi contagiante. A forma como a selecção foi recebida ontem em Lisboa é reveladora do sentimento e do orgulho que os portugueses tèm na sua selecção.
Fantástico!
Somos campeões europeus!
Obrigado!

P.S. Este último fim de semana foi também extraordinário para outros atletas. As medalhas de ouro da Sara Moreira, Patricia Mamona e as de bronze da Jessica Augusto e do Tsanko Arnaudov nos Europeus de atletismo são bons indicadores para a nossa presença olímpica em Agosto."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!