Últimas indefectivações

terça-feira, 17 de maio de 2016

Um dérbi à Hollywood!

"No Verão de 1972, o primeiro Benfica-Sporting em solo americano teve de tudo: acção, comédia, suspense e um final feliz!

Quem entrasse desprevenido no Schaefer Stadium, em Foxborough, poderia julgar que estava em território português: dois clubes lisboetas - Benfica e Sporting - e uma comunidade portuguesa em peso, que não quis perder este momento histórico e matar saudades da 'nossa santa terrinha'. Só o estádio denunciava que se estava num campo destinado ao futebol americano, com uma relva sintética que trouxe muita apreensão aos clubes por ser considerada demasiado fofa e que, aquecida pelo sol, queimava como fogo no atrito com os pés e nas quedas. Mas o mais pitoresco é que, por pouco, não ia tendo balizas! 'Se já ali estão duas bandeirinhas, para que são precisas as balizas?', perguntou, estupefacto, um dos organizadores.
Deu-se o sinal para o começo do jogo e os jogadores provaram que 'o bom bailarino é que faz o bom piso' e proporcionaram um grandioso espectáculo, mesmo lutando contra vários obstáculos, como o calor (43 graus à sombra!) e um árbitro que 'de futebol não percebia patavina'. O encontro terminou empatado a duas bolas, um resultado que só aumentou a expectativa para o segundo jogo, agendado para dali a uma semana. Porém, o organizador que os tinha convidado estava relutante em realizá-lo, por motivos relacionados com 'dólares, dólares, dólares...', e deu o dito por não dito, levando-se ao seu cancelamento.
As malas já estavam aviadas, as passagens marcadas e os jogadores estavam prontos para partir de volta para casa quando, nesse momento, entre no hotel o organizador, arrependido ao pensar no interesse da numerosa comunidade lusa, e foi finalmente acordado o jogo-desforra.
De volta ao mesmo estádio, os jogadores deram tudo por tudo como forma de agradecimento à enorme hospitalidade que sentiram nas 'terras do tio Sam' e milhares de lusodescendentes puderam testemunhar uma entusiasmante exibição, que terminou com a vitória 'encarnada' por uns esclarecedores três tentos sem resposta, trazendo como recordação desta aventura americana o Troféu Oliveira Travel Agency.
Pode conhecer muito mais aventuras benfiquistas por este mundo fora na área 26. Benfica universal, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!