Últimas indefectivações

segunda-feira, 25 de abril de 2016

'E pluribus unum', o lema deste Benfica

"O lema do Benfica será a expressão latina mais conhecida em Portugal: E pluribus unum. Há quem seja influenciado pelo lema dos históricos três mosqueteiros e traduza a expressão por «todos por um». Não é tecnicamente certa. A frase significa, apenas, «de todos, um». Terá nascido de um verso de um poema de Virgílio e adaptada ao lema norte americano que lhe deu, de facto, um significado de união.
É, afinal, o significado que as gentes do Benfica mais gostam de atribuir à legenda do seu emblema e poucas vezes esse significado se terá ajustado tão bem a uma equipa de futebol.
É possível que este Benfica não seja a equipa que melhor futebol joga em Portugal. Pode, mesmo, aceitar-se que não seja o futebol mais forte, mais dominador. Mas, esta é, indiscutivelmente, uma equipa em que todos lutam por todos. Uma equipa, onde a solidariedade e o espírito de união conseguem uma excepcional virtude competitiva.
Há quem diga que esta solidariedade nasceu, curiosamente, dos piores momentos, quando o seu treinador era atacado, desvalorizado e desconsiderado. Que terá sido nesses tempos que alguém tocou a rebate e toda a equipa se uniu como um grupo de heróis, que defende o seu castelo e a sua honra. Julgo que muitas das vitórias do Benfica neste campeonato, tal como ontem aconteceu em Vila do Conde, foram conseguidas à custa desse sentimento de união.
É evidente que a qualidade existe. Na equipa e em muitos dos seus jogadores. Poderia não chegar, não fosse a mentalidade vencedora e o espírito coletivo de um grupo que vai muito para além do onze que entra em campo. Antes se estende por bancadas invariavelmente vestidas de vermelho e que, também elas, se juntam no lema e na razão maior das vitórias."

Vítor Serpa, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!