Últimas indefectivações

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Coragem filha de convicção!

"Numa época especialmente difícil, regressou Benfica ao nível da Champions! Palavra de ordem: nunca descaracterizar a equipa, com medos. Mesmo sem Jonas, Gaitán, Mitroglou...

Quando o sorteio impôs Bayern de Munique na rota para as meias-finais, decerto muito poucos pensaram que o Benfica não seria cilindrado, tamanha a diferença de cotação nos últimos largos anos e também de atual cotação dos planteis, filha de enorme abismo entre os orçamentos. Afinal... o Benfica conseguiu o quase impensável: discutir os dois jogos taco a taco em alto nível de competitividade à tangente perdendo em Munique e empatando em Lisboa.
Não é para pequena equipa perder 2-3 eliminatória com este colosso mundial, agora ainda mais candidato a próximo campeão da Europa (Barcelona eliminado pelo Atlético de Madrid! - a quem, na fase de grupos, o Benfica venceu no Vicente Calderón, pelo mesmo resultado perdendo na Luz). 
Numa época muito especialmente difícil - saída do treinador bicampeão, péssimo arranque, lançamento de mão cheia de miúdos ditos imberbes -, regressou Benfica ao nível da Champions! Há que tirar o chapéu perante Rui Vitória e os seus jovens jogadores! Fosse perante Atlético de Madrid, o Zenit e mesmo o poderosíssimo Bayern de Pep Guardiola, palavra de ordem sempre cumprida: nunca descaracterizar a equipa com desvirtuamentos vindos de medo, absoluta fidelidade à habitual linha de jogo. E ontem sem Jonas, Gaitán, Mitroglou... Isso implica grande coragem e firme convicção! Rasgado elogio merecem.

Duríssimo trabalho vai hoje ter o SC Braga na Ucrânia. Travo amargo no 1-2 do 1.º jogo, não resultante de fraca exibição, sim de quase nula eficácia (corrente, e muito grave, défice nas equipas portuguesas, Selecção incluída). Só extraordinário rendimento - 2 ou 3 golos marcados, nenhum ou apenas 1 sofrido - concretizará sonho bracarense de entrada nas meias-finais da Liga Europa. Tão difícil!, sabendo-se que o Shakhtar possui firme experiência nestas andanças e tem ao leme conceituado treinador, Mircea Lucescu, que faz da matreirice estratégica muito forte trunfo. Outros potenciais senões do SC Braga: nos últimos 5 jogos em casa alheia, só 1 golo marcou (o penalty no derradeiro minuto na Luz); possui o 4.º poder ofensivo na nossa Liga, mas a 30 golos do Benfica... e com apenas 13 obtidos fora de casa (só Académica e União pior!); e o seu goleador nº 1 limita-se ao 11.º lugar na lista nacional: Hassan, 10 golos em 29 jornadas.
Nula esperança para hoje? Não. Esta equipa de Paulo Fonseca já fez excelente percurso europeu (bem importante para o ranking europeu que garante a Portugal, suplantando França, 3 equipas na Champions e outras 3 na Liga Europa) e a sua inspiração pode regressar, vide grande poder de aceleração existente em Rafa. O Shakhtar bem poderia esquecer-se disso...

Segue-se a primeira das 5 passadas finais no empolgante sprint para a meta do campeonato. Despique ao rubro em todas as três frentes fundamentais: título, próxima Liga Europa, fuga a despromoção. 
Título: Benfica recebe V. Setúbal, Sporting em Moreira de Cónegos. Surpresa seria um dos gigantes tropeçar nesta jornada!... Súbita fragilidade do V. Setúbal tem sido gritante: há 10 jogos que não ganha (apenas 4 pontos neles fez) e, como A BOLA ontem frisou, é a pior equipa de 2016 (em 15 jornadas só 8 pontos; 4 pontos pior que o União, penúltimo neste já largo período; no qual o Tondela, lanterna vermelha, somou mais 7 pontos que os sadinos...). Vale ao V. Setúbal, actual 13.º, 6 pontos à frente da linha de despromoção, o pecúlio da sua 1.ª volta, onde chegou a ser 5.º! As perdas de Suk, para o FC Porto, e de Rúben Semedo, para o Sporting, foram brutais...
Não muito maior grau de dificuldade para o Sporting. O Moreirense, no seu campo, tem mais derrotas (8) do que a soma de empates (4) e vitórias. (só 2). Muito melhor em casa alheia: mais 9 pontos do que na sua! E está razoavelmente tranquilo: 6 pontos e 3 adversários o separam do trágico penúltimo lugar. Acesso à Liga Europa: Igualados na 5.ª posição, Arouca-Rio Ave vai ser de gritos
Despromoção: União, recebendo nada fácil P. Ferreira (FC Porto que o diga...), conseguirá aproveitar saídas do Boavista, ao Estoril, da Académica, ao Restelo, e do Tondela, a Braga? Este campeonato está a ferver!"

Santos Neves, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!