Últimas indefectivações

quinta-feira, 14 de abril de 2016

A hora da Liga portuguesa

"Escrevo há muito tempo que o Benfica precisava de uma grande campanha europeia para sedimentar o trabalho de recuperação e relançamento que o clube tem feito na última década e meia e que tem expressão em vários planos, desde logo o desportivo, com a conquista de três títulos nos últimos seis anos. O Benfica chegou duas vezes à final da Liga Europa e, não sendo de menosprezar, é uma montra menor. Por isso sempre critiquei a forma como Jorge Jesus, com o beneplácito de Luís Filipe Vieira, olhava para a Liga dos Campeões e elogiei a maneira como Rui Vitória geriu a participação este ano. O Benfica fez uma boa campanha. projectou o seu nome, ganhou muito dinheiro e não é líquido que ontem com Jonas, Mitroglou e Gaitán a história tivesse o mesmo fim.
Mas, aqui chegados, o Benfica está confrontado com o momento da verdade, ou seja, o tudo ou nada na Liga portuguesa. O percurso da equipa após um começo aos trambolhões deve ser sublinhado porque, com lesões e castigos, Rui Vitória ergueu um grupo compacto e pronto para tudo dentro e fora do campo. A esse facto, que resulta em grande medida do esforço e dedicação dos jogadores e da inteligência do treinador, soma-se a famosa mudança de paradigma que Vieira queria fazer há pelo menos dois ou três anos e que esbarrou sempre na personalidade forte de Jorge Jesus. Este ano alguma coisa mudou na folha de salários e esse dado foi muito importante para a sustentabilidade do clube.
Estamos na recta final, o Benfica é o líder, está a jogar bem e tem um calendário favorável. É o favorito. Ou parece. A eliminação frente ao Bayern não deve, ou não deveria, deixar marca porque não é exactamente inesperada. Sabia-se que o Benfica tinha do outro lado um colosso europeu. E, no entanto, apesar de tudo isto considero que as possibilidades de o Sporting chegar ao título aumentaram exponencialmente. É que a saída da Europa pode causar um ligeiro descarrilamento na Luz. É que, na sua visão paroquial, Jorge Jesus lá terá as suas razões. Nas próximas semanas se verá o que irá acontecer e como é que a Liga terminará."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!