Últimas indefectivações

domingo, 13 de março de 2016

Marcelo Rebelo de Sousa

"(...)

3. Na quarta feira o Benfica ultrapassou, com sabedoria, o Zenit e chegou, com mérito, aos quartos de final da Liga dos Campeões. Rui Vitória, depois do êxito em Alvalade, teve razões para sorrir. E para ser legitimamente saudado. Como todos os seus jogadores. Que combinaram humildade com vontade. E permitiram com aquela saborosa vitória que Portugal garantisse, nas próximas épocas, duas equipas com acesso directo à fase grupos da Liga dos Campeões e uma outra com possibilidade de acesso por via das pré-eliminatórias. E com alguns actores do futebol português a não reconhecerem a importância deste facto e a minimizarem com uma cegueira clubite, a relevância para a indústria do nosso futebol dessa presença sistemática na fase de grupos da liga milionária. Talvez fosse importante escutarem as palavras do nosso novo Presidente da República em vez de divisão, união! Mas para uma indústria que persiste em «não se entender» a palavra «união» é uma palavra não assumida. Porventura não reconhecida.

4. O Sporting de Braga é o clube do nosso novo Presidente da República. E que justamente o homenageou na última gala com a Honra dos Guerreiros do Minho. O Braga de António Salvador e de Paulo Fonseca é a única equipa portuguesa que ainda se mantém em todas as competições internas e na Liga Europa. Aqui com o difícil desafio de ultrapassar uma equipa turca com uma liderança portuguesa - Vítor Pereira - e um lote de importantes jogadores internacionais portugueses. Mas o Sporting de Braga já tem lugar na final da Taça de Portugal e está nas meias-finais da nossa Taça da Liga e defrontando, aqui, o Benfica. Jogo, naturalmente, sem data marcada em razão dos êxitos europeias destas duas equipas. O que sabemos é que o nosso novo Presidente da República, que foi Director da nossa Federação de Futebol, não deixará de tudo fazer para compatibilizar a sua agenda com o dia e hora definidas para a final da Taça de Portugal. Onde se defrontarão o Sporting de Braga e o Futebol Clube do Porto. O clube mais representado da cidade que o acolheu com tanto carinho e afecto na passada sexta feira!

5. A nossa Liga está ao rubro. Fez bem o Presidente Luís Filipe Vieira em combinar a alegria das últimas vitórias alcançadas com a proclamação de uma «euforia zero». Bem sabemos que é bem saboroso está à frente. O que importa uma vitória amanhã frente ao Tondela. E sabendo que o Boavista, o próximo adversário do Benfica, ganhou claramente na sexta feira ao Marítimo. No futebol, tal como na política, vale o princípio da prudência. Como o autêntico Professor Marcelo nos confessava uma noite uma das regras dos estudantes - na linha de São Bernardino de Sena, um franciscano e que no século quinze ensinou na Universidade de Sena - para o verdadeiro estudo é a regra da continuidade. Ou seja perseverança. Ou seja, ainda, e tal como escreveu o Papa João Paulo I, «na escola e na vida,não basta desejar, urge querer. Não basta começar a querer, mas é preciso continuar a querer». Continuar a querer, sem euforias ou sem vitórias antecipadas, tem de ser, também, o lema do Benfica. Para que nos próximos sessenta dias haja muita felicidade. A mesma que desejamos ao nosso novo Presidente da República, ao Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa!"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!