Últimas indefectivações

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Vitória pela calada

"A verdadeira dedicação clubista regada a brandy e premiada com prata, ametistas e topázios.

«Beba brandy Ramos Pinto e vote no seu clube preferido». Com este slogan Ramos Pinto & Cª, Lda lançou, em Novembro de 1956, o passatempo radiofónico 'Entra em Campo'.
Organizado em colaboração com a Produções Lança Moreira, o passatempo tinha o intuito de premiar o clube português mais votado pelos consumidores de brandy Ramos Pinto. Como prémio, a empresa vinícola instituiu uma taça monumental com o seu nome.
O período de votação foi longo, cerca de um ano. Durante esse tempo, os 'Secretaristas' - como era designada a comissão composta por 21 sócios, formada a 1 de Dezembro de 1956 - ficaram encarregues da recolha dos votos. 'Foi um nunca mais parar' para garantir a angariação do maior número de votações possíveis para o Benfica. 'Estabeleceram-se ligações com a Província, as Ilhas Adjacentes e o Ultramar Português' e mobilizaram-se adeptos e massa associativa. Mas, 'tudo era feito sem alardes, calmamente'. Passou um ano... aproximava-se o último dia para a entrega de votos, 31 de Dezembro de 1957. A expectativa aumentava... 'Na votação conhecida, o FC Porto ia à frente'.
No dia de encerramento das votações, cinco dos 'Secretaristas', 'calmamente, sabendo que a votação se encerrava às 16h, mas que o portão fechava às 15h30, apresentaram-se - justamente às 15h15 - na sede da fábrica Ramos Pinto'. Consigo, levavam a módica quantia de 217 mil votos. Os 'homens da Ramos Pinto ficaram atónitos!', 'boquiabertos (...) perante tão maciça votação'. Juntamente com os que foram sendo enviados ao longo do ano e os 27 mil remetidos no dia anterior por correio, perfaziam um total de 373 000, mais 57 330 que o FC Porto, até à véspera apontado como potencial vencedor. Os 'Secretaristas' garantiam, assim, para o Benfica, a conquista da Taça Ramos-Pinto, descrita com um 'verdadeiro monumento de prata e pedras preciosas, trabalhado pelo cinzel precioso dos artistas nortenhos'. Com um peso superior a 16 quilos e mais de 1,30 metros de altura, foi considerada e mais valioso troféu até então 'instituído em torneios de popularidade e votação' e pode ser vista, actualmente, no Museu Benfica - Cosme Damião, na área 26. Benfica Universal."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!