Últimas indefectivações

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

«Apetece aconselhar Benfica e FC Porto a não pagarem aos bancos»

"-Na visão de um economista e de um sócio do Benfica, quem fez o melhor negócio de direitos televisivos entre os 3 grandes?
- O Benfica fez um bom contrato. Marcou uma referência de valores. Mas houve um risco associado. Os outros clubes, ao sabermos dos valores, conseguiram condições idênticas. fc porto e Sporting também realizaram excelentes contratos. Se fizermos uma equalização dos contratos, a publicidade no Benfica rende 4 a 5 milhões de euros por ano, enquanto o contrato com a Emirates 8 milhões por ano. Pelos dez anos de contrato são mais 130 milhões de euros aos 400 milhões anunciados. Há uma clausula que permite rever o contrato se os outros se aproximarem. Segundo informações que recolhi, o contrato pode ir até aos 650 milhões de euros.

- Depois de conhecidos os contratos de FC Porto e Sporting, os 400 milhões do Benfica são baixos
- Agora é baixo. O Benfica é uma mais valia em relação aos outros dois clubes. É líder de mercado. A marca Benfica tem um valor maior.

- São números condizentes com a realidade portuguesa?
- É difícil dizer que sim. Houve uma oportunidade conjuntural. Há uma concorrência feroz entre a NOS e a Altice. Isto proporcionou estes negócios. E agora começa a parte mais importante e relevante da entrevista...

- Os três têm passivos altos. O que vão fazer os bancos com esses contratos?
- Não sou um sócio do Benfica que elogie muito as direcções. Mas fiquei muito contente quando ouvi o presidente do Benfica dizer que este contrato é para liquidar o passivo. Os passivos das SAD são insustentáveis. O do Benfica e do fc porto; o do Sporting não. O Sporting tem uma situação especial. O Benfica só em juros paga 15, 20 milhões de euros anuais.

- Quando fala na "situação especial" do Sporting, está-se a referir à reestruturação financeira?
- Em 2013, o Sporting conseguiu condições extraordinárias da parte dos bancos. Proporcionaram condições de pagamento da dívida a muitos anos, com juros simbólicos e subscrevendo VMOC´s. O Sporting emitiu VMOC´s de 80 milhões de euros em Dezembro de 2014. Agora tem 55 milhões de euros que vencem este mês.

- Para hoje está marcada uma AG geral de accionistas da SAD do Sporting...
- Para propor um adiamento para dez anos do pagamento de 55 milhões de euros de VMOC´s. Mas há uma habilidade. Propor um pagamento de juros nas VMOC na ordem dos 4%, mas na realidade o juro é zero. Há uma clausula que diz que se o Sporting, no ano anterior não distribuir dividendos, não paga juros. Ora, como nunca distribuíram dividendos, não pagam juros. O Sporting fica com 135 milhões de euros (80 + 55) de VMOC´s no mercado com juro zero. Apetece aconselhar os presidentes de fc porto e Benfica a não pagarem aos bancos. Não pagando, têm condições fantásticas.

- Se fosse presidente do Benfica, não pagava aos bancos?
- Talvez tomasse uma atitude mais radical. O Sporting tem uma taxa de juro de 2%. Benfica e fc porto são 6% ou 7%. Os cumpridores são penalizados porque pagam. Há uma concorrência desleal. No ano passado, o Sporting pagou cerca de 3 milhões de euros de juros, o Benfica pagou 20 milhões de euros de juros.

- Porque é que o Benfica não tenta fazer uma reestruturação semelhante da dívida?
- Porque o Benfica sempre cumpriu. Significa confiança no mercado. A Emirates não se iria associar a uma empresa em incumprimento com os bancos. Não é por acaso que o Sporting teve tanta dificuldade para arranjar um patrocínio para as camisolas.

- Como sócio do Benfica, gostava que o Benfica vendesse o Naming do Estádio?
- Gostar, não gostava. Mas pelo preço justo, não sou purista. Se forem 10 milhões de euros anuais, é muito dinheiro. O meu purismo cede ao pragmatismo."

Entrevista de Rui Miguel Melo, a Jaime Antunes, in A Bola

1 comentário:

  1. É hora de também nós dizermos «Ou há moralidade ou comem todos!»: cada um dos benfiquistas que têm contas nos bancos amigos do nalgas, e a nossa direção. Se eles têm tempo prolongado para pagar as dívidas a juros pornográficos, nós também queremos. Os benfiquistas comuns, podem ter aqui um papel importante de pressão sobre esses bancos.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!