Últimas indefectivações

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Lançar tochas

"Estive entre os milhares de benfiquistas que celebraram a vitória do Glorioso no Vicente Calderón. Sei bem que aquela alegria imensa só foi interrompida pelo ato bárbaro de meia dúzia de delinquentes que lançaram tochas em direcção aos adeptos do Atlético Madrid. Foi por isso, com satisfação que assisti à reacção imediata da direcção do Benfica, pedindo desculpas e repudiando o comportamento 'vergonhoso' de alguns adeptos.
O futebol assenta numa cultura adversativa e por vezes parece a continuação da guerra por outros meios. Mas a chave é mesmo os 'outros meios'. É possível conciliar celebração pelo clube que seguimos e aversão aos rivais, sem que isso se traduza numa violência intolerável. Há, a este propósito, um muro que precisa de ser erguido e defendido entre quem faz do futebol uma paixão animada a rivalidades e aqueles que aproveitam para transformar os estádios em espaços de delinquência.
Deixem-me recuar ainda uma semana ao lastimável programa da TVI24, em que participou o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho. É triste que um presidente de um clube se preste a um papel daqueles. Degrada a imagem da instituição que dirige. Contudo, como não sou sportinguista, deixo essa questão para os adeptos do clube de Alvalade.
Mas, como benfiquista, posso assegurar-vos que a maioria dos adeptos do Glorioso não se revê no estilo truculento e de insulto permanente de Pedro Guerra. O que me leva a questionar: pode um clube repudiar a acção de adeptos que lançam tochas nos estádios e tolerar quem 'lança tochas' em permanência na comunicação social, ajudando a incendiar o clima nos estádios de futebol?"


PS: Esta necessidade de dar uma no ferro e outra na ferradura, era dispensável. O Pedro Guerra tem muitos defeitos, mas ao contrário dos outros paineleiros, não tem por hábito insultar os oponentes. Pode manipular a informação, pode ser demasiado Vieirista, fala pelos cotovelos, mas não recorre ao insulto facilmente... Aliás, no programa com o Atrasado Mental, muita contenção teve o Pedro Guerra, outra pessoa qualquer naquela posição, teria respondido de outra forma...

1 comentário:

  1. Nem de proposito. Ainda agora comentei noutro blogue isso mesmo. Podem chamar muitas coisas ao Pedro Guerra, mas o que ele não faz é insultar ninguém. É mais um, daqueles mitos...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!