Últimas indefectivações

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Uma experiência inédita

"O Benfica inscreveu o seu nome em mais um capítulo da história do desporto. Para o alcançar juntou: uma bola branca, lâmpadas e uma banda de música.

No início da época 1919/20, 'O largo espírito de iniciativa do Benfica lançou o Clube noutra novidade para o nosso meio desportivo e, até, para a Europa (...)'. A proposta, bastante arrojada para a época, era nem mais nem menos que a realização do primeiro jogo nocturno, sob iluminação artificial em Portugal. A ideia partiu de Cosme Damião, que terá tido conhecimento dessa prática durante a viagem que efectuou ao Brasil em 1913.
O evento decorreu no dia 10 de Setembro, no campo da Quinta de Marrocos, que encontrava '(...) todo iluminado (...)'. Para o conseguir, foram utilizados 18 reflectores de 1000 velas, dispostos à volta do tereeno de jogo. Como complemento, nos camarotes e nas bancadas, foi instalado '(...) um número elevado de lâmpadas encarnadas e brancas, colocadas alternadamente, de modo a produzir excelente efeito de conjunto'. Após as 22 horas, teve início o desafio, disputado com o recurso a uma bola forrada a lona branca, para ser mais visível. Este jogo contou também com banda sonora, literalmente, pois 'Durante o desafio tocou uma banda de música'.
Para adversário, o Benfica convidou outros clubes da 1.ª categoria a formar um grupo misto. Apenas o Império de Lisboa, o Internacional e o Vitória de Setúbal aceitaram. Segundo O Sport Lisboa, o Sporting justificou a recusa alegando '(...) estarem os seus jogadores destreinados e não quererem jogar n'esta época de calor'.
Este jogo não foi caso isolado. Dez dias depois, repetiram a iniciativa frente ao Vitória de Setúbal. Ficou por aí. Os jogos nocturnos não voltaram a disputar-se em Portugal durante décadas.
No Museu Benfica - Cosme Damião encontra referência a este acontecimento na área 15. No caminho do tempo e no filme da área 29. O Voo da Águia, que estreou no passado dia 26 de Julho."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!