Últimas indefectivações

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Tudo à volta de (quase) futebol

"Ainda não acabaram os exageros do defeso e, já no dealbar do campeonato, surgem, esplendorosamente, os prolixos exageros.
A maior exageração é a das televisões ditas de informação. De manhã à noite, matraqueiam os espectadores (aqui talvez não ficasse pior essa pérola do AO: espeta... dores) com antevisões, previsões, insinuações, explicações, sugestões, constatações em redor de (quase) futebol. A diversidade, que deveria advir da concorrência, esfuma-se no monolitismo. No fim-de-semana, simultaneamente, os quatro canais foram só (quase) futebol: SICN, RTPI, TVI 24, CMTV, além dos - aí sim desportivos - canais da Sport TV e Bola TV.
Nos generalistas, não havia futebol mas sempre há a pimba-alienação, a mais pirosa e néscia forma de regressão estética e artística. Também nestes, qualquer notícia da bola aparece intercalada entre o importante e o excitante. No domingo, um destes canais noticiou - prioritariamente! - uma banal lesão de Moutinho no Mónaco!
Que tristeza! Eu - que sempre gostei de futebol - já não suporto tanta conversa, tanta filosofia barata, tantos lugares-comuns, tantas conferências antes e depois, tanto bulício artificial, tanta especulação sobre nada, tantas imagens repetidas, tantos euromilhões num mercado de pessoas, tanta peleja sobre minudências, tanto palavreado sobre intermediários, tantos juízos sobre todos, tantas provocaçõezinhas de escola primária, tantos absolutismos de retórica, tantos mind games (como gostam de dizer} desbragados, tantas incoerências em tão pouco tempo... Horas a fio, que tudo subjugam. Em dose cavalar, com o devido respeito pelo animal."

Bagão Félix, in A Bola

3 comentários:

  1. Dura realidade. Se, se se, pensamos que...enfim...

    ResponderEliminar
  2. Dura realidade. Se, se se, pensamos que...enfim...

    ResponderEliminar
  3. Companheiros,

    O (des)nível a que se chegou na mérdi@ "des portiva" é de bradar aos céus e este brilhante texto do Companheiro Bagão Félix não consegue fazer-lhe a devida condenação (trata-se de um gentleman).

    Hoje em dia, num país como Portugal (soberbo acesso à internet a baixo custo) não há desculpa para perder tempo a dar audiências a essas porcalhotas, com tanta boa música para ouvir, tantas coisas boas para ler, ver e aprender.

    E o pior é que tudo indica que a tendência é para piorar, ahahah.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!