Últimas indefectivações

domingo, 7 de junho de 2015

A "causa" contra Marco Silva

"Entre os detalhes que levaram à 'saída' de Marco Silva e à entrada de Jorge Jesus no Sporting, muito Direito há para discutir e decidir. Como sempre, aliás. Desde a conduta de um treinador-trabalhador subordinado com contrato de trabalho em vigor até à 'eliminação' da 'imagem' (protegida legalmente) desse treinador de uma fotografia alusiva à comemoração de um título do clube-patrão. Desde a intervenção de um 'empresário'-agente na política desportiva e na contratação de jogadores dos clubes até à determinação de 'justa causa' para efeitos de despedimento de um (outro) treinador-trabalhador. Este último caso - o de Marco Silva - será mesmo - se vier a chegar a decisão final fora de entendimento do clube e treinador - uma oportunidade para fazer jurisprudência e acabar com algumas dúvidas sobre os 'deveres' dos treinadores. Para além da hipótese - aparentemente legítima - de Marco Silva avançar unilateralmente com a rescisão por 'justa causa' e confundir um pouco o baralho 'político' de Bruno de Carvalho (com o 'jurídico' a ser instrumental).
Para o que se vai sabendo, Marco Silva levou para casa uma 'nota de culpa' com 400 páginas (uma época inteira a coligir dados...) em que a Sporting SAD o acusa, entre outros comportamentos, de (i) não ter assumido a agressão de Rojo ao presidente, (ii) ter sido desleal com o 'patrão' quando, no processo disciplinar a Slimani, abonou a favor do jogador, (iii) ter 'desconfiado' da contratação de Ewerton, (iv) ter preterido jogadores nos jogos em nome de interesses diversos dos do Sporting, (v) não ter usado o fato oficial do Sporting e (vi) não ter cumprido a reunião com BdC. Será tudo isto (ou algo disto) 'justa causa'? Haverá aqui (de acordo com a regulação aplicável) comportamento culposo que comprometa a subsistência do contrato de trabalho, nomeadamente por 'desobediência ilegítima às ordens da entidade patronal', 'inobservância, reiterada das regras de conduta próprias da actividade e das necessárias à disciplina do trabalho', 'provocação repetida de conflitos com elementos da equipa de futebol e membros dos órgãos sociais do clube' ou 'lesão de interesses patrimoniais sérios' da entidade patronal? E, mesmo que houvesse (e sem prejuízo de caducidades do processo do Sporting), não será de julgar que os factos de 'justa causa' (para quase tudo) se 'evaporaram' há muito? De facto, e assim quando a entidade patronal 'houver revelado, por comportamento posterior, não os considerar perturbadores da relação de trabalho'... O verão ainda não chegou mas promete!"

1 comentário:

  1. Muito se tem falado sobre uma eventual acção "estalinista" do Benfica, alegadamente retirando Jorge Jesus da fotografia dos bicampeões nacionais.

    Vamos lá a ver se nos entendemos...

    O Benfica não apagou Jorge Jesus de nenhuma fotografia!

    O que aconteceu foi que, na Loja do Benfica, existe uma estrutura com a imagem do bicampeonato, em cartão, com ranhuras, nas quais estão encaixados outros cartões, cada um com a imagem de um jogador do plantel.

    Serve esta estrutura (não confundir com a tão propalada "Estrutura") para os adeptos se sentarem e tirarem uma fotografia com a equipa bicampeão nacional.

    Entre o Luisão e o Pizzi, estava também um cartaz com a fotografia do Jorge Jesus.

    A partir do momento em que se soube que ele era o novo treinador do Sporting (e da forma deselegante, para dizer o mínimo, e enganadora como conduziu o processo), simplesmente foi retirado o cartão do Jorge Jesus.

    Ou alguém acredita que os sócios e adeptos, a partir desse momento quereriam tirar uma fotografia com ele?

    Eu não a tiraria com certeza.

    E ele lá continua em todas as fotografias e vídeos, no Museu cosme Damião (não foi "apagado" da História) e em todas e fotografias e vídeos do site do Benfica, como pode ver, por exemplo aqui:

    http://www.slbenfica.pt/bicampeao.aspx

    Aqui:

    http://www.slbenfica.pt/Fotos/detalhealbum/tabid/2803/LCmid/8901/filter-Page/3/cat/3127/filter-eType/all/filter-Tags/all/sort-Asc/default/sort-Desc/default/language/pt-PT/Default.aspx

    Ou aqui:

    http://www.slbenfica.pt/Fotos/detalhealbum/tabid/2803/LCmid/8901/filter-Page/1/cat/1617/filter-eType/all/filter-Tags/all/sort-Asc/default/sort-Desc/default/language/pt-PT/Default.aspx

    Não nos esqueçamos ainda de que, quem é campeão é o clube. O campeão e bicampeão foi o Benfica; Jorge Jesus foi o treinador que dirigiu a equipa do clube bicampeão. Claro que tem uma medalha de campeão, mas a Taça, o troféu dessa competição, aliás os troféus, esses estão e continuarão a estar no Museu cosme Damião.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!