Últimas indefectivações

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Relatos radiofónicos

"Não tive qualquer possibilidade de ir ao Estádio da Luz ou sequer de ver os jogos do Benfica (Sporting e P. Ferreira) pela TV.
Socorri-me da sempre presente e acessível rádio para acompanhar os jogos. Sempre gostei da magia insuperável de ouvir relatos através da rádio, onde juntamos três ingredientes: o que ouvimos, o que imaginamos e o modo de comunicação de quem nos relata.
A rádio não é um parente da televisão. Existe antes dela e perdura para além dela, apesar da ditadura televisiva de hoje. A rádio tem de liberdade na imaginação o que o televisor tem de prisão na factualidade.
Um relato de futebol, escutado na rádio, tem um movimento, uma emoção, um tempo diferentes. Um mau jogo é sempre um mau jogo no ecrã, mas na rádio pode transformar-se num bom jogo, porque jogado na nossa imaginação numa mistura de adrenalina profissional de quem no-lo transmite e de adrenalina sentimental de quem o escuta.
Mas tenho um reparo a fazer aos bons profissionais que nos transmitem toda essa emoção do jogo. É que se passam minutos e minutos sem relato, com comentários adjacentes e prolixos sobre tudo e mais alguma coisa, pelo que, nessas longas interrupções do relato propriamente dito, nos temos que guiar pelo barulho de fundo para adivinhar uma jogada de perigo ou um caso de arbitragem. No passado sábado, o golo do Benfica aos 5 minutos foi, na estação onde acompanhava a partida, praticamente o primeiro momento de relato, aos ponto de pensar que o jogo ainda não havia começado...
P.S. Voltei à imagem, agora no Benfica contra o Anderlecht. Gostei do jogo e da merecida vitória."

Bagão Félix, in A Bola

1 comentário:

  1. concordo em absoluto com o Bagão Félix!

    eu próprio tive de ouvir um jogo aqui há umas semanas e constatei o mesmo facto. os jornalistas da rádio esqueceram-se que a rádio não transmite imagens. só se preocupam em tecer comentários em vez de relatar. no fundo gostam-se muito de ouvir e das suas opiniões e muito pouco dos seus ouvintes que se ouvem o relato é porque não podem ver e/ou porque estavam habituados a que o relato da rádio fosse muito melhor que o das TVs. agora é igualmente mau, e pior para os ouvintes, é que quando só se ouve nem se tem as imagens como distracção das parvoíces!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!