Últimas indefectivações

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Que mais poderá correr mal ?!!!

Disse no final do derby que estava mais preocupado com as lesões, do que com os pontos perdidos... e infelizmente os meus receios tornaram-se realidade.
O Salvio é o nosso principal carregador de jogo ofensivo. Por alguma razão é raramente substituído. Se o ano passado por esta altura estávamos a chorar as saídas do Javi e do Witsel, este ano, sem vender ninguém (titular), temos uma baixa desportiva de valor equivalente, ou superior...!!! Alguém vai ter que assumir a responsabilidade, tal como o Matic fez o ano passado.
Mas como o Campeonato esta semana está parado, neste momento aquilo que desejamos, é uma operação eficaz, e uma recuperação sólida e rápida...

A opção mais directa será uma troca com o Sulemani, que pelo que vi rende mais na direita, do que na esquerda, é um daqueles que joga melhor no flanco com o 'pé trocado', tal como acontece com Ola John na esquerda!!! Mas como o rendimento do ex-Ajax ainda não convenceu - um ano lesionado, e outro na equipa B, fazem mossa!!! -, a opção poderá ser outra:
- O Markovic, que joga bem em qualquer lado... Julgo que a posição ideal para o jovem sérvio, é a de 2.º ponta-de-lança - o tal 9,5 !!! -, lugar ocupado pelo Lima na época anterior, mas poderá fazer a direita ou a esquerda, em esquemas muito ofensivos... O problema será em jogos mais apertados: Champions, jogos fora...!!!
- O Enzo poderá regressar à direita, mas como se viu na Madeira, isso poderá resultar mal... Em teoria, com o Maxi a fazer de 'extremo', e o Enzo com tendência para vir para o meio, tinha tudo para resultar, mas tenho dúvidas...
- O Amorim, num esquema mais defensivo, também poderá fazer o lugar... aliás já o fez no passado, e até seria um bom complemento às subidas malucas do Maxi.
- O Ola John na minha opinião é a pior solução, porque simplesmente nunca me convenceu jogando na direita.
- O Djuricic seria a adaptação menos lógica, é verdade. Mas já se viu que o muito talentoso sérvio, vai ter muitas dificuldades em entrar no esquema do Jesus, porque o Djuricic é claramente um '10' e não um '9,5' como o Jesus afirmou... e nós sabemos por experiência, que este tipo de jogadores, neste esquema, têm a vida dificultada: o melhor ano do Aimar foi a '8', com o Ramirez a fazer de falso extremo-direito a cobrir as costas defensivas do Aimar... Assim, como o Djuricic até tem alguma velocidade, tacticamente parece-me disciplinado, e tem bom drible, gostaria de o ver - nem que seja só uma vez... para tirar as dúvidas -, num dos flancos...



PS: Não deixa de ser engraçado ler os blog's do costume, jurarem a pés juntos que este é o melhor plantel do Benfica dos últimos anos. Tudo para comprometer em caso de insucesso o Jesus. Curiosamente, sem dar por isso, estão a elogiar o Vieira (e o Rui Costa), pela construção do plantel!!! Coisa que nunca lhes passou pela cabeça fazer - a avaliação é sempre subjectiva, até creio que este poderá ser o plantel com maior profundidade dos últimos anos, mas ainda não sei se será o melhor '11'...!!! -, mas ainda mais curioso, é como ao mesmo tempo que tentam montar esta armadilha óbvia, são obrigados a desvalorizar por completo as arbitragens das primeiras jornadas, e até esta lesão do Salvio...
Podem-me perguntar: esta lesão vai ter impacto na época do Benfica? Respondo: depende, a nível Europeu sem dúvida, poderá ser a diferença entre a qualificação para os Oitavos-de-final da Champions, a despromoção para a Euroliga, ou mesmo o 4.º lugar, sim é uma possibilidade... a nível interno, esta lesão terá um impacto nulo, pois em Portugal os Campeonatos não são ganhos nem por jogadores, nem por treinadores.. são ganhos por chulos, proxenetas, brochistas e afins... mascarados de dirigentes e de árbitros!!!

3 comentários:

  1. A questão não é se o plantel é melhor ou pior.

    Eu quando olho para o meio campo e me lembro de uma época com Witsel, Javi Garcia, Matic, Amorim, e agora olho para lá, acho que o deste ano não é o mais forte que o Jorge Jesus já teve.

    A questão é que forte ou não, as debilidades são as mesmas. Não há um defesa esquerdo que saiba defender desde a saída do Leo. Não há um defesa direito desde a saída do Nelson (o Maxi é uma adaptação que compensa a falta de jeito na posição com muito esforço).

    ResponderEliminar
  2. Rafael,

    Só uma discordância: o Maxi não é uma adaptação, o Maxi sempre foi lateral. O mito começou no primeiro jogo que o Maxi fez pelo Benfica (na Choupana), onde jogou como extremo-direito, mas no Uruguai ele sempre tinha jogado a lateral. A diferença é que no Uruguai (na Argentina, no Paraguai no Chile...) a maior parte das equipas, joga com 3 centrais, e os laterais são muito ofensivos.

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Ao avaliar o desempenho desportivo convêm conhecer as condições arbitrais em que decorre a competição.
    Sabiam que nos últimos 5 anos o Benfica já perdeu 14 pontos diretamente por um último sofrido de penalti e 8 pontos após sofrer uma expulsão, enquanto que inacreditavelmente o F.C. Porto não perdeu um único, repito um único ponto nesses 150 jogos diretamente influenciada por uma decisão arbitral desfavorável (penalti Ou expulsão! Deve ser record mundial!!!

    Dados estatísticos reveladores, mesmo os maires treinadores (Mourinho e Guardiola) teriam muita dificuldade para que esses 22 pontos perdidos não se notassem.
    Veja os dados no Blog: http://influenciaarbitral.blogspot.pt/ (http://influenciaarbitral.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!