Últimas indefectivações

domingo, 25 de novembro de 2012

A vaia

"O jogo do Benfica com o Celtic não era apenas decisivo para a sua permanência na Champions. Também se jogava ali uma decisão da UEFA de interditar ou não o Estádio da Luz.
Cabia ao clube, como organizador do espectáculo  garantir a ordem dentro do estádio. Mas, mais uma vez, um petardo foi usado. Quando tal aconteceu, houve uma reacção pouco habitual dos adeptos benfiquistas: uma monumental vaia.
Este episódio é um excelente retrato de como as coisas se devem passar. Onde há mais de algumas dezenas de pessoas há sempre gente destituída de inteligência e bom senso. O mal que a sua estupidez causa pode ser contido por todos. Pelas estruturas que regulam qualquer actividade  É o que a UEFA faz. Pelo clube, a quem cabe controlar o que entra e não entra no estádio. E por todos os presentes, que não podendo nem devendo fazer justiça pelas suas próprias mãos, sinalizam o seu desagrado e criam a necessária pressão social sobre os prevaricadores.
Se olharmos para o que aconteceu a 14 de Novembro em frente à Assembleia da República encontramos um paralelo. A lei existia, uma minoria de idiotas violou-a e a maioria dos que lá estavam demarcou-se daquele comportamento. A diferença é que, à falta de organizador claro, a quem cabia impedir que uns poucos estragassem o dia de todos era à polícia.
A diferença é que não faltou quem exigisse que fossem os próprios manifestantes a intervir ou a abandonar o evento. E a diferença é que a punição foi colectiva, não para uma instituição concreta, mas para todos os presentes, através de bastonadas. E isso não é justiça. Ainda assim, todos podemos aprender um pouco com aqueles adeptos da Luz: talvez tenhamos de ser mais ruidosos com quem desrespeita os direitos dos outros. Não evita nada. Mas fica clara a injustiça de pagar o justo pelo pecador."


PS: Não concordo com a totalidade da coluna de opinião - a parte da Assembleia da República... -, mas o Daniel Oliveira é um dos poucos Sportinguistas que escreve sobre futebol, sem anti-Benfiquismo, e só por isso merece destaque!!!
O Daniel não se recorda, mas não é a primeira vez no Estádio da Luz, que houve uma vaia destas... no famoso jogo com o Liverpool, com dois petardos a rebentarem dentro do relvado, a vaia foi muito maior, e tenho a convicção que o Benfica só não teve o Estádio da Luz interditado dessa vez, por causa da reacção da grande maioria dos adeptos do Benfica, ao acto parvo dos vermes do costume, e desta vez com o Celtic provavelmente também não vamos ter o Estádio interditado, mas vamos pagar uma multa gigantesca...
E hoje com o Olhanense voltámos a ter a prova que esta gentalha tem que ser expulsa do Estádio da Luz, a sinfonia de petardos durante todo o jogo, foram claramente uma provocaçãozinha dos filhos-da-puta... Repito: identifique-se rapidamente os autores materiais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!