Últimas indefectivações

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A verdade estatística

"Todos os dias somos confrontados, no mundo do desporto, com número, dados, comparações. Do clube que já não sofre golos há x minutos ao jogador que atingiu o jogo número y. Do mais novo ao mais internacional. Dos golos centenários ao número de taças conquistadas. Et caetera.

Devo dizer que sempre me senti fascinado pelo significado e exuberância da ciência estatística. E até pelo modo como uma ciência tão exacta serve de pasto a interpretações, discussões e aproveitamentos à la carte.

Daí que esteja atento ao que vai por aí aparecendo de estatísticas engalanadas. Foi assim que, em A BOLA de 8/11, li, com atenção, a notícia sobre o desejo do presidente do Sporting em ultrapassar o Barcelona em títulos europeus em diferentes modalidades. O Barcelona já foi múltiplas vezes campeão europeu em futebol, claro, mas também em hóquei, basquetebol e andebol. O Sporting foi-o em futebol (a velhinha Taça das Taças), hóquei, andebol e atletismo. Assim, se vencer em futsal ultrapassará o clube catalão. É claro que, para esta emulação desportiva, não contam o número de títulos e a sua importância, mas o número de modalidades.

Acontece que, quer o presidente leonino no seu legítimo entusiasmo, quer a jornalista da notícia não verificou se, porventura, haveria mais algum clube com aquela auréola conquistadora.

Daí resultou um lapso. Para além dos dois clubes, faltou um terceiro. Por sinal, português, também: o Benfica. Que aqui relembro, já foi campeão europeu em futebol (a Taça dos Campeões Europeus), hóquei, futsal e atletismo (a taça dos clubes campeões europeus de estrada em 1988, 89, 90, 91 e 92).

Fica, assim, reposta a verdade estatística, já que na estrutura do SLB ninguém disso cuidou."



Bagão Félix, in A Bola

2 comentários:

  1. Já a Farmácia Franco havia sublinhado o mesmo! Quando temos "profissionais" a dirigir o SLB estamos sujeitos a ter a defesa do bom nome do SLB entregue aos bloggers!

    ResponderEliminar
  2. ...eu até não me importo!!!! (ehehe...)
    Este 'caso' já é antigo, à cerca de ano e meio no reinado do Cotonete (num aniversário dos Lagartos), resolveram gastar os últimos tostões que tinham numa campanha publicitária nos jornais, com cerca de 20 frases fortes, estilo: 'somos os melhores nisto e naquilo...'!!! (foi nesta altura que fizeram a tal lista de títulos!!! Incluindo os do Aquatlo!!!) O problema é que 2/3 eram mentira, ou meias-verdades...!!!
    O Miguéns na altura não deixou passar, e ainda na Benfica TV, respondeu a todas...!!!
    Sinceramente acho que a Direcção deve estar preocupada com coisas mais importantes, mas a Benfica TV devia responder a todos estas palhaçadas...!!!

    Abraços

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!