Últimas indefectivações

sexta-feira, 10 de junho de 2011

«Transferências»

"1. Coloquei a palavra transferências, no título, entre aspas. É assim que as leio nos diários desportivos. São às carradas aquelas que são dadas como certas ou quase certas. E, depois, quando se concretizam, os jornais não deixam de 'fotografar' os seus títulos, afirmando 'como nós já havíamos antecipado'...

Pois, devo dizer que, à excepção do Nolito e do Artur, não sei o nome de nenhum dos jogadores já dados como certos no Benfica - só me preocuparei em sabê-lo quando começarem, efectivamente, a jogar - tal como não ligo às notícias que dão como prováveis a saída deste, daquele e aqueloutro dos nossos habituais efectivos. Esta é a altura do ano em que mais rapidamente folheio (sim, folheio, não leio) os jornais desportivos.


2. Passaram recentemente os 100 anos sobre a data em que, pela primeira vez, uma mulher portuguesa - Carolina Beatriz Ângelo, médica - pôde votar (foi a única a faze-lô), nas primeiras eleições após a implantação da República. Mulher avançada no seu tempo, era então viúva (recente) de Januário Barreto, também ele médico ilustre, que fora (entre 1906 e 1908) o primeiro presidente do Benfica eleito, após a Comissão Administrativa que governou o Clube nos primeiros anos. Nas suas origens, como ao longo do seu século de existência, o Benfica teve entre os seus sócios mais destacados, ilustres democratas e cidadãos deste País.


3. Alguém imagina o Diário de Notícias (ou qualquer outro jornal feito em Lisboa) incluir em lugar de destaque na 1.ª página uma grande foto referente a um título nacional de Basquetebol do Benfica ou do Sporting? Pois o Jornal de Notícias, 'irmão' nortenho do DN, fê-lo, no dia seguinte ao 7.º e decisivo jogo FC Porto - Benfica. Referimos, em tempos, que o FC Porto, para além das volumosas (e bem pouco claras...) ajudas para a construção do seu estádio, teve (tem) um centro de estágio à borla, acaba de conseguir uma estação de televisão igualmente sem nada investir e agora até já parece ter um jornal generalista diário, cujo o novo director se acaba de transferir de 'O Jogo'. Com tanta ajuda..."


Arons de Carvalho, in O Benfica

3 comentários:

  1. Para o clube da fruta é tudo à borla.

    ResponderEliminar
  2. http://adeternumslb1904.blogspot.com/2011/06/o-benfica-esta-primeiro.html

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  3. HEI.....SAKANAGEM....AINDA NÃO ME CAÇARAM?

    www.sakanagem.blogspot.com

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!