Últimas indefectivações

sábado, 11 de junho de 2011

Mau começo...

Benfica 4 (0) - (3) 4 Sporting
César, Joel(2), Diego Sol


Já o afirmei anteriormente, e até se pode dar o caso do Benfica ser beneficiado nos próximos jogos (duvido!!!), por esta regra, mas eu não gosto das situações de guarda-redes avançado, subverte muitas vezes o resultado final, o jogo de hoje foi exemplar, o Benfica em 4 para 4 foi sempre superior, teve que trabalhar muito para marcar os seus golos, e do outro lado uma equipa que só marcou golos a jogar 5 para 4 !!! Eu sei, que a regra é igual para os dois, eu sei que as equipas devem treinar esta situação de jogo, mas 'não gosto'!!!
Mais uma vez tivemos uma arbitragem ridícula (tudo normal!!!), mais uma vez tivemos muitas falhas na concretização...
Se tudo correr normalmente todos os jogos vão ser equilibrados, e qualquer equipa pode ganhar, seja em que pavilhão for, por isso esta derrota não é decisiva, mas psicologicamente a forma como perdemos (a vencer 4-2 a 1 minuto do fim!!! e depois falhar 3 penalty's!!!) pode condicionar o jogo de amanhã. Nos primeiros minutos do jogo de hoje, a equipa demonstrou alguma ansiedade, fazendo algumas faltas completamente desnecessárias, amanhã é preciso ter muita 'cabeçinha', até porque o Benfica é claramente uma equipa que gosta de assumir o jogo, e os Lagartos gostam de jogar no erro do adversário...

9 comentários:

  1. A equipa joga realmente ansiosa. Sao os falhanços de golos feitos, sao as faltas desnecessarias e sao os passes simples e errados.

    Tudo sai mal, mas quebrar a ansiedade da equipa nao e uma das funçoes do treinador.

    Tera ele qualidade para isso.

    Tera sido boa politica despedir um campeao Europeu?

    ResponderEliminar
  2. É verdade que houve ansiedade, mas isso não nos prejudicou em quase nada. Agora aquela arbitragem é que foi um escândalo. É que não ver a 6ª falta já era grave, mas não ver a sexta falta num penaltie claríssimo é roubo, não ver um derrube a 1 metro dele sobre o Costinha é roubo. Não mostrar amarelo ao Benedito por agarrar o Cesar Paulo é roubo! 
    Além disso, os árbitros deviam saber que nas regras está escrito que xenofobia é motivo para sanção, mesmo que seja do público! Ele ouviu os insultos ao Bebé e o Bebé ainda se queixou, mas como tudo o resto, ele deixou seguir apenas agitando a cabeça! 

    ResponderEliminar
  3. Também no futebol o GR pode jogar a avançado, isso não é nenhuma regra especial, é apenas mais uma opção táctica que os técnicos têm ao seu dispôr dos quais o slb já beneficiou por mais do que uma vez em outras ocasiões. O GR a jogar fora da baliza é um jogador como outro qualquer, não lhe são atribuídos quaisquer benefícios e não são 5x4 como tantas vezes erradamente se diz mas sim 5x5 quando em situações normais o ataque tem apenas 4x5.

    Quanto aos erros de arbitragem penso que é a clubite a falar. Repare-se, se os adeptos do clube que usufrui de 3 livres de 10 metros contra 0 do adversário que resultam em 50% dos golos alcançados pela sua equipa acha que foi prejudicada, que acham que pensam os adeptos que não viram nenhum livre de 10 metros assinalado a favor e viram sim 3 contra? Pelo mesmo critério acham-se prejudicadíssimos, certo?

    Quanto à questão de assumir o jogo e tendo em conta o equilíbrio das equipas, penso que é natural que quem tenha menor número de faltas se sinta mais à vontade de arriscar mais. O Sporting é o actual Campeão nacional, vencedor da Taça e da Supertaça de Portugal, creio que já mostrou saber jogar em função do que o jogo dita, umas vezes mais ao ataque, outras mais à defesa, é neste equilíbrio que reside a força de uma equipa de Futsal e nisso a dos Leões tem sido inexcedível.

    Esperemos outro bom jogo para amanhã.

    Abraço de Leão,
    Verdão

    ResponderEliminar
  4. A questão do 'guarda-redes avançado' no Futsal é um problema reconhecido por todos, inclusive fizeram-se regras especiais: só se pode atrasar a bola 1 vez para o guarda-redes (jogando somente com os pés), e a partir desta época o guarda-redes avançado só pode ficar no seu próprio meio-campo um determinado tempo (creio que são 10 segundos)...
    No futebol, no basket e em praticamente todas as modalidades colectivas, a excepção será o Hóquei no Gelo, o número de jogadores de campo são sempre os mesmos, esteja a equipa a ganhar ou a perder (excepto por questões disciplinares), não é justo que uma equipa esteja 39 minutos a jogar 4 para 4 em campo, e depois no último minuto, a jogar 5 para 4, a outra equipa, empata ou vença o jogo... é injusto quando o Benfica perde, e é injusto quando o Benfica ganha...

    Foram 2 livres directos e deveriam ter sido 5 !!! O Sporting 'encalhou' na 5ª falta, até um Penalty descarado sobre o César Paulo passou em claro...

    O facto do Sporting ser uma equipa de contra ataque não é uma acusação é um facto, já o era no passado e continua a sê-lo. O Benfica pelo contrário, não é, e nunca foi...

    ResponderEliminar
  5. Isso do gaurda redes avançado não é desculpa, o que não pode ser desculpa é aquele dois erros que acontece por falta de concentração que se abateu na equipa após o 4-2...ok fez se um bom resultado a pouco mais de 1 min do fim do prolongamento...e logo os jogadores de futsal acharam que o resultava estava feito(não digo todos, mas nem todos estavam a 100 por 100) enfim espero que o Paulo Fernandes deu um bom puxão de orelhas...de resto fomos superiores e não mereciamos ter perdido este jogo..Amanhã só há dois resultados possíveis, vencer ou vencer...e na casa deles também a mesma coisa!!!

    ResponderEliminar
  6. Sim, entendo que o GR avançado é uma situação especial, daí apenas se recorrer a ela em desvantagem. Se é justo ou injusto não sei, faz parte do jogo e como bem afirmas, todos beneficiam. O que não se pode fazer é mudar as regras a meio, foi assim que o benfica venceu a fase regular, terá que ser assim que terá de disputar este campeonato até ao fim. Penso que nem é um dado negativo pois dá mais emoção ao espectáculo e a vantagem até é discutível pois são vários os exemplos que a equipa que defende é que consegue ampliar a vantagem graças à baliza deserta.

    Não foram 2, foram 3. Se podiam ter sido 5? Podiam, basta os árbitros quererem. Os mesmos que não quiseram assinalar a 6º falta que originasse um livre ao Sporting. Até penso que a falta que deu origem ao 3º livre não existiu, mas enfim, são pontos de vista. Acho é precipitado dizer que foi uma arbitragem rídicula com um saldo a favor de 3 livres a 0, pensa o que acharias se fosse ao contrário.

    Facto esse que contesto. Isso é claramente impressão tua, basta ver que o treinador actual do slb foi o que treinou o Sporting o ano passado. Julgas mesmo que mudou em um ano? Para mim está igualzinho, mesmas virtudes e mesmos defeitos...

    Abraço de Leão,
    Verdão

    ResponderEliminar
  7. Como eu começei a dizer no post: 'já afirmei anteriormente...', ninguém está a defender uma alteração de regras a meio da prova... (por acaso o Benfica raramente utilizou o 5 para 4!!! e quando usou foi quase sempre incompetente.)

    A equipa do Benfica joga junta à muito tempo, é mais experiente, tem jogadores mais velhos, mas também mais lentos, tirando o Arnaldo os nossos avançados são mais 'posicionais', não é por causa do treinador que o estilo mudou. Além disso a defender, o Benfica raramente 'baixa' as linhas...

    ResponderEliminar
  8. Eu sei, nem sequer sugeri que isso te tivesse passado pela cabeça, é apenas uma constatação. Já agora, que outra solução terias para o caso? O Futsal é um jogo que está em continua evolução mas penso que proibir o Gr de jogar à bola fora da área seria uma limitação tão excessiva quanto desnecessária que pouco contribuiria para o crescimento da modalidade. E existe outro factor a ter em conta, o que deverá pesar mais, a eventual injustiça ou a espectacularidade? É que do primeiro factor nem sequer existe certeza e o segundo é um dado adquirido.

    Têm mais experiência e na teoria beneficiam do treinador campeão e da perda de Cardinal que era somente o melhor marcador do campeonato e que manifestamente não é um jogador de contra ataque, o que creio que prova que o Sporting também não tem sido uma equipa de contra-ataque. Tem jogadores mais rápidos sim e que levam menos tempo a irem para cima da baliza adversária como o Deo talhado para essas funções mas todos sabem que a pressão se faz no campo todo em função da gestão de tempo e resultado, umas vezes mais à frente, outras mais atrás. Se o Benfica tem mais dificuldades em fazer isso, talvez esteja na altura de renovar a equipa, em Futsal só saber atacar não significa que seja bom sinal, há que haver equilíbro e, como bem referes, baixar as linhas quando necessário.

    Espero para amanhã um jogo menos espectacular certamente mas com o mesmo grau de emoção e claro, uma vitória leonina (desculpa lá qualquer coisinha :) )

    Abraço de Leão,
    Verdão

    ResponderEliminar
  9. Uma possível solução para o GR avançado, é recordar as regras do antigo Futebol se Salão!!! Eu até não seria tão radical, por exemplo: GR só poderia estar fora da área durante 10 segundos.
    Eu não discuto a questão da emotividade, mas no Volei, no Andebol, ou noutro qualquer desporto a equipa que está a ganhar, e trabalhou para isso, não fica em 'inferioridade' numérica, se a outra equipa quiser dar a volta ao marcador, tem que utilizar as mesmas 'armas'...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!