Últimas indefectivações

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Benfica sempre!

"Há uma frase feita da língua portuguesa que traduz um estado de espírito, uma atitude, e tem grandes responsabilidades em diversos desastres nacionais. É quando se diz, perante qualquer coisa que corre mal, que «isto é para esquecer». Não. Se corre mal é para recordar e, recordando, para que não se repita. A frase poderia aplicar-se, e já a vi aplicada, à época 2010/2011 do Sport Lisboa e Benfica, não só no Futebol mas no conjunto das Modalidades em que o Glorioso tem história e responsabilidades.
No Futebol, a época começou mal e acabou pior, com um período intermédio de fulgor que deu para garantir o 2.º lugar no Campeonato e a Taça da Liga. E o que aconteceu é bom que não se esqueça, para que não se repita. É indiscutível que o Benfica foi, em diversas circunstâncias, prejudicado por arbitragens incompetentes e tendenciosas, na mesma proporção em que outros foram como habitualmente nas últimas décadas, beneficiados. O ex-árbitro Jacinto Paixão diz que acordos desses, entre outros, são habitualmente firmados em jantares em determinada marisqueira. Mas isso não explica nem justifica tudo. No ano passado o 'Sistema' não era melhor nem pior, era a podridão de sempre, e o Benfica ganhou porque foi indiscutivelmente melhor. E este ano não foi, e isso não é «para esquecer».
A despedida da época foi deprimente. Mas uma coisa é sofrer com os desaires da equipa, criticar o que supostamente está mal nos lugares e pelos meios adequados. Outra, será vaiar a equipa e insultar os dirigentes eleitos. Isso é de quem substituiu o clubismo por algo de irracional, pelo derrotismo ou pela traição. O Benfica não existe para compensar frustrações individuais. O Benfica existe porque existem milhões de benfiquistas que entendem que, no melhor e no pior, Benfica sempre!"

João Paulo Guerra, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!