"Onde se fala de Barrenechea e da importância das frases motivacionais
Enzo Barrenechea ensinou-nos que o futebol é emoção, sim, mas também é interpretação livre, poesia de balneário e, às vezes, literatura moderna.
Afinal de contas, aquilo que qualquer pessoa minimamente fluente em palavrões pensava ser um clássico da escola sul-americana do insulto, não era nada disso.
HDMP - que para muitos significava Hijos De Mil P*** - na verdade quer dizer Humildade, Disciplina, Muito Trabalho, Paixão. Tal como LOL quer dizer Liberdade, Ordem, Lealdade e WTF é Work, Talent, Focus.
Mas há algo aqui que me inquieta. Porquê, Muito trabalho? Porque não só Trabalho? O que é que o trabalho fez para merecer um advérbio e os outros não?
Porque razão não é Muita Paixão também? Ou Muita Humildade? MMMM: Muita humildade, Muita disciplina, Muito trabalho, Muita paixão. Isso é que era. Ou será que, para Barrenechea, o trabalho é mais importante do que a disciplina e a paixão?
Enfim, são dúvidas que ficam por responder, enquanto o mundo ganha uma espécie de novo mantra de autoajuda. Já estou a imaginar os jogadores a tatuar HDMP no braço. Ou o Benfica a apostar numa nova frase motivacional: HDMP - viver com valores.
Quem perdeu nesta história? A verdade. Quem ganhou? Muita gente. O marketing do Benfica, por exemplo. Mas também os profissionais do coaching: Hidratar, Descobrir, Meditar, Partir. Ou os veterinários que tratam dos nossos animais, sejam eles o Hamster, Diabo da Tasmânia, Macaco ou Pulga. E os hipocondríacos, claro. Já os estou a imaginar a dizer que têm HDMP: Hepatite, Diabetes, Meningite, Peste.
E claro, os cozinheiros espanhóis que nos querem ensinar a fazer ovos rotos. Como se faz?
Huevos
Diente-de-leon
Mucho sal? No
Pouquito.
O futebol moderno é muito isto: coragem, motivação e aforismos. Um jogador manda o que parece ser um insulto em código e dois dias depois está a vender t-shirts com uma mensagem inspiradora.
É importante agradecer. Agradeça todos os dias. Ou então, não."

Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!