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terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Allianz Cup com minis e bifanas


"Ao longo dos anos, diferentes instituições como universidades, empresas ou agências governamentais, procuraram estimar o impacto económico de diferentes competições desportivas. Profissionalmente tenho liderado nos últimos anos vários projetos desta natureza de forma a ajudar os agentes desportivos a entender melhor os impactos financeiros que os eventos desportivos geram na economia de um país.
Através de uma metodologia científica é possível examinar os efeitos financeiros indiretos em áreas como turismo ou restauração, segmentando os efeitos de impacto em seis momentos chave relacionados com um evento: preparação, estágio, jogo, descompressão, regresso e rescaldo.
A realização da Final Four da Allianz Cup, disputada na semana passada em Leiria, gerou um impacto económico total de 15,9 milhões de euros. Este impacto derivou dos impactos indiretos que representam cerca de 96% do total e dos impactos diretos que atingem apenas 4% do total, números em linha com o padrão das principais competições internacionais de Futebol. O Futebol e a Final Four da Allianz Cup em particular voltaramm assim a demonstrar a sua enorme capacidade de gerar receitas na economia nacional.
Os 3 jogos da competição atingiram um impacto económico direto de 610 mil euros resultantes dos custos diretos de organização da Final 4 da Allianz Cup. Estes custos resultam de cerca de 20 categorias diferentes, onde os de maior peso são: (1) sinalética, (2) cerimónias, (3) catering e concessões, (4) hospitalidade, (5) fanzone e (6) tecnologia.
Os 3 jogos da competição geram ainda um impacto económico indireto de 15,3 milhões de euros resultantes dos impactos indiretos de organização da Final 4 da Allianz Cup. Estes impactos resultam de mais de 20 categorias diferentes, onde os de maior peso são: (1) in refeições em casa, (2) refeições fora de casa, (3) deslocações, (4) eventos especiais e (5) bilheteira. Neste contexto, são muitos e diversos os beneficiários gerados por este impacto económico e a sua grande maioria são agentes económicos fora da indústria do Futebol.
Quando olhamos para estes dados conseguimos assim perceber que os impactos económicos de um evento deste género resumem-se a todos os investimentos necessários para que a Liga seja capaz de organizar os jogos em Leiria e, por outro lado, a toda a movimentação e consumo de adeptos que se deslocaram a Leiria para assistir aos jogos, bem como a todos aqueles que acompanharam a competição em casa ou em restaurantes e cafés.
Para todos aqueles que se deslocaram a Leiria conseguem facilmente perceber o número de viaturas e adeptos envolvidos que gastaram combustível, pagaram portagens, comeram bifanas e beberam cervejas antes, durante e após o jogo. Adicionalmente, há ainda uma dimensão bastante maior de adeptos, 3 a 4 milhões, que acompanharam o jogo pela televisão, recreando mini-estádios em restaurantes, cafés ou nas suas próprias casas."

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