Últimas indefectivações

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Vermelhão: Épico...

Benfica 2 - 1 Sporting


Pode mesmo parecer exagerado, mas uma remontada em 3 minutos, no final dos descontos, será sempre épico! Independentemente do rival... mas sendo num derby, onde a bazofia começou antes do jogo, continuou durante o jogo, principalmente nas bancadas e até continuou no final da partida, na sala de conferência de imprensa, sabe sempre melhor...!!! Já não festejava um golo do Benfica nas bancadas da Luz de forma tão eufórica, como o golo 'atrasado' do Tengstedt, após confirmação do VAR!

Ao contrário do que foi dito no final da partida, o jogo foi 'mau'! Ambas as equipas jogaram mal, principalmente na vertente ofensiva! E se nós, benfiquistas, temos consciência que a equipa não está no bom momento, bem pelo contrário, um mau jogo da nossa parte, até poderia ser de esperar...!!! Agora, a 8.ª maravilha do futebol, treinada pela reencarnação 'em bom' do Mourinho, que destrói todos os adversários, estaríamos à espera dum grande espetáculo por parte do Sporting! E aquilo que se viu, foi uma equipa Lagarta, medrosa, a defender com muitos, e a jogar no nosso erro... Confirmando, no 3.º jogo mais complicado da época (Braga, Atalanta e agora Benfica) a 3.ª não vitória... sendo que destes jogos, só empatou em Braga, nos outros dois perdeu!!!

A grande diferença esta noite, foi a atitude dos nossos jogadores: atitude, luta, muita garra! Algo que tem faltado! Concordo, com quem diz, que um dos problemas deste ano, é uma aparente falta de apetite dos nossos jogadores pelos títulos... Existem problemas na formação do plantel, existem problemas no encaixe de todas as peças no coletivo, existem problemas com as lesões, existem muitos problemas com as arbitragens, mas para mim, tem havido falta de empenho de alguns jogadores, uma coisa é dar 100% outra coisa é dar 120%!!!

Também li e ouvi vários benfiquistas, a defenderem que o Schmidt anda perdido, com todas as alterações tácticas. Mas aí, discordo. Aliás, ele explicou: as alterações devem-se essencialmente às lesões, do Bah, do Bernat, do Kokçu e do Neres. A falta de opções na lateral direita, obriga do Aursnes a 'recuar', sem o Bernat e o Jurásek claramente com falta de confiança, foi obrigado a inventar o defesa esquerdo, que hoje foi o Morato... sem o Kokçu, o Neves tem que jogar no meio, e o Tino que dá muitíssimo na pressão e na recuperação... e sem o Aursnes e o Neres para a Ala esquerda, 'tem' que jogar o João Mário numa tentativa de equilibrar o meio-campo, para compensar os problemas defensivos do Di Maria e do Rafa... O problema é que o João Mário, nestes jogos mais intensos, dá Zero à equipa, pois fisicamente está completamente fora 'dela'!!!

Hoje, a surpresa, foi a Linha de 4, com o Morato à esquerda! E resultou... grande jogo do Morato, que na parte final até aventurou-se nos cruzamentos! O Tino e o Neves também se 'cobriram' bem, com o Neves mais recuado, e o Tino a fazer a pressão mais alta... Apesar de não ter marcado, nem assistido, o Rafa, hoje, melhorou, em relação aos últimos jogos... O Di Maria fisicamente também está mal... e só na parte final, quando o adversário começou a pressionar menos, 'ganhou' espaço para receber, levantar a cabeça e rematar ou cruzar!

Ao contrário do jogo 'alternativo' que o Amorim viu, o Benfica passou a maior parte do tempo, por cima do jogo. Os primeiros 30 minutos foram do Benfica, o Sporting praticamente não criou nada... A pressão alta do Benfica estava a resultar, com o Tino em destaque... e nas saídas de bola, da nossa área, os passes longos, algo que normalmente nunca fazemos, estavam a sair bem, principalmente com o Aursnes, a procurar o Musa e o Rafa... Num canto o Trubin faz a primeira grande defesa, e o jogo ficou 'partido' durante alguns minutos, com muitas piscinas, e o Benfica perdeu alguma competência na pressão, o que permitiu ao Sporting equilibrar a partida, criando algumas oportunidades...

Ao intervalo, o resultado justo, teria sido um empate, o golo do Sporting, apareceu num erro individual do João Mário, completamente contra o equilíbrio no jogo. No 2.º tempo, a toada parecia ser a mesma, com o Sporting, ainda mais expectante, a tentar aproveitar a 'subida' do Benfica, mas com a expulsão do Inácio, tudo mudou...

O Benfica continuou a ter muitas dificuldades em criar oportunidades, em jogo apoiado, mas o Sporting deixou de criar verdadeiro perigo no contra-ataque! Com os minutos a passarem e o discernimento a desaparecer, três momentos fundamentais: primeiro a saída do João Mário (que no meio, como 8, melhorou, mas devia ter saído ao intervalo), a respetiva entrada do Guedes... e a entrada do Paulinho (a fazer recordar, a saída do Paulo Torres no 3-6... se calhar o Amorim em vez de ser o novo Mourinho, poderá ser o novo Queiroz!)

Para o pessoal das superstições, nada melhor que o Guedes em campo, e o Neves a marcar, na ressaca de uma bola parada, nos descontos dum derby! Mas além das macumbas, o Guedes em pouco tempo, fintou, ganhou em velocidade, sofrer faltas e desequilibrou... e o Neves não falhou! Mas o Inferno queria mais... o fiscal-de-linha Andrade retirou-nos a alegria do festejo 'original', mas o VAR acabou por confirmar o golo, festejando assim a remontada, por duas vezes!!! PS: Obrigado ao Rafa, pela simulação do calcanhar, enganando assim o Adan!!!!!!!!!


Jogo monstruoso do puto! Dominou completamente o meio-campo, foi a alma a raça, o pulmão, com técnica, cabeça e competência posicional! Mesmo sem o golo, seria o MVP! Houve outros jogadores, bem, como o Morato (alguns passes arriscados...), o Toni (foi fintado uma vez...), o Tino... o Nico falhou algumas antecipações, o Aursnes defensivamente esteve bem (e acabou por fazer a assistência), o Rafa sacou o Vermelho (e esteve bem a espaços), o Di Maria melhorou muito na parte final, mas o João Neves esteve acima de todos, com uma distância gigantesca!!!

João Mário muito mal, Di Maria também durante muito tempo, o Cabral entrou mal: não pode tentar ganhar posição sobre o defesa sempre, às vezes, chegar primeiro à bola, e tabelar de primeira, é melhor!

Já agora, o Tengstedt, após o jogo com o Casa Pia, 'ganhou' algum ódio por parte de alguns benfiquistas, mas além do golo, entrou bem: ajudou na defesa, e desmarcar-se bem bola, constantemente, algo quase único no ataque do Benfica... Foi o Casper com o Rafa que deram muitas vezes profundidade nas costas do St. Juste...

Os problemas não desapareceram, mas teremos duas semanas mais tranquilas! E no mínimo, provou-se o mito do Sporting ser muito mais forte e muito mais candidato do que nós!!! O melhor Sporting, não conseguiu ganhar, a um Benfica muito abaixo do nosso potencial!!!


E para os opinadores obcecados em despedir o Roger, vão ter que esperar! O rendimento do Benfica neste início de época, na Liga, é superior a todos os outros! Até a estatística confirma... E se não fossem os apitadores e var's a diferença seria muito maior... Na Champions, tudo correu mal, mas na Liga, ninguém jogou mais que nós...


Primeiro tenho que 'agradecer' ao Lagarto de Borba, Luís Godinho, o AVAR de hoje, por não ter inventado um frame, para anular o golo da vitória!!! Em relação ao Pasteleiro, o costume: nos últimos 40 metros, marcou uma falta a favor do Benfica (sobre o Guedes perto do fim...), penalty descarado sobre o Otamendi, com o Moedinhas no VAR a assobiar para o lado... E em relação ao Inácio, o erro foi não o ter expulso, quando agrediu o Neves, e levou Amarelo, devia ter sido Vermelho direto aos 26 minutos da 1.ª parte!


Estávamos a precisar duma alegria destas, numa Luz cheia, para animar as tropas... Agora, recuperar os lesionados, rapidamente, principalmente o Bah... e o Kokçu!

1 comentário:

  1. Foi bonito e merecido. Não obstante a euforia, não descurar o que é preciso corrigir...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!