Últimas indefectivações

terça-feira, 11 de julho de 2023

A Rua e a Bola


"A Rua é o espaço público por excelência, por isso, mesmo em tempos de redes sociais, é nela que as pessoas mais gostam de se encontrar e nela têm começado muitas das transformações sociais que nos trouxeram ao que somos hoje. Dois exemplos, a revolução francesa e o 25 de Abril, para usar lugares-comuns. A Rua é, portanto, um espaço civilizacional importantíssimo que muitas vezes não é aproveitado suficientemente. Usamo-la para chegar de uns lugares aos outros, mas esquecemo-nos que, mais que um espaço de atravessamento, ela é um lugar de encontro.
A CAIS sabe muito bem disso, porque é uma organização que sabe estar na Rua, dar-lhe valor e tirar dela significado e mudança social. A Bola é o símbolo por excelência do jogo e o futebol é Rei nesse domínio. Não é de somenos, e fez toda a diferença na evolução da espécie humana e no seu predomínio sobre as outras, a capacidade de brincar ligada ao poder de transformar ideias em conceito e de as comunicar pela linguagem. Por isso, o futebol de Rua tem muito que se lhe diga e, como todo o futebol em si, está bem longe de ser apenas um jogo, representando muito mais para o ser humano. A Fundação Benfica também sabe disso e os benfiquistas que criaram e acarinham a Fundação sabem-no ainda melhor porque é precisamente a Bola que os une, na Rua e a céu aberto na Luz, para afirmarem a sua pertença e o orgulho que todos temos no nosso Benfica.
Por todas estas razões só podiamos apoiar o Futebol de Rua e a CAIS desde há mais de uma década e seguramente assim será pelo futuro!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!