Últimas indefectivações

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Vermelhão: Alegria no frio!!!

Arouca 0 - 3 Benfica


Mais uma vitória, contra um adversário complicado; 6.º classificado da Liga, só atrás do Casa Pia e dos 4 'da frente'; que ainda a semana passada foi eliminado na Taça da Liga, com uma arbitragem habilidosa contra os Lagartos; num relvado que parecia um areal (mais uma vez...); com uma camada de frio gélido que ainda tornou o ervado ainda mais duro; horário completamente impróprio a meio da semana; com um palhaçito corrupto com um apito na boca e outro sentado na cadeira do VAR; sem 3 titulares indiscutíveis de fora... dois por lesão; ainda sem o Draxler que tem sido um dos primeiros a sair do banco; e como é sabido por todos no meio da novela de Inverno: Enzo...!!!

Fechando esta sequência de 3 jogos fora da Luz consecutivos, com mais 3 pontos; jogando antes dos nossos adversários diretos, colocamos pressão, e damos tempo e confiança à nossa equipa, neste período importante pós-fecho da janela de transferências, permitindo aos dois jovens contratados nórdicos, o tempo necessário para terminar a integração... Algo que será fundamental até ao fim do campeonato!

Não fizemos um grande jogo, não criamos muitas oportunidades, não rematámos muito e não tivemos jogadores a resolver os problemas individualmente... Chegámos à vitória, com dois grandes momentos coletivos, concretizados pelo João Mário, duas obras de arte, ao trabalho de toda a equipa!!!

E se ofensivamente fomos eficazes, defensivamente também demos poucas oportunidades. O Arouca criou algum perigo nas bolas paradas e pouco mais... Aliás, neste momento temos 4 golos sofridos fora de casa: 3 em Braga e 1 no Estoril quando já havia goleada!!!


Alguma surpresa no onze inicial, com o Guedes a fazer de Ramos e o Chiquinho de Enzo!!! Creio que a ideia foi dar consistência ao meio-campo e surpreender na velocidade no ataque... algo, que com o estado do relvado, não foi nada fácil!!!

João Mário com os golos, Aursnes nas 'assistências' foram muito importantes....; Bah continua a melhorar; Tino bem; e apesar de não ser como é óbvio o substituto do Enzo, mais um jogo competente do Chiquinho, que para a maioria dos nossos jogos do Tugão, dentro do actual bem organizado Benfica, é suficiente...

No momento que escrevo esta crónica, a transferência do Enzo ainda não é oficial... e existe sempre a esperança de um papel chegar fora de horas, como já aconteceu em mercados anteriores (com outros clubes)!!! Mas a concretizar-se a saída do Enzo, é um golpe duríssimo nas ambições europeias do Benfica, e torna muito mais complicado os objetivos internos: Liga e Taça. Não conhecendo os números, nem a forma de pagamento... nem as 'exigências' (ou não...) do jogador (Roger deu a entender que...), não vou fazer julgamentos... mas conhecendo a forma como se fabrica campeões no Tugão, onde o Benfica precisa de ser muito melhor do que os outros para vencer, hoje perdemos uma vantagem importante...!!!


Agora, analisando o Mercado, extra-Enzo, foi uma das melhores janelas de transferências de sempre do Benfica!!! 'Limpámos' uma série de jogadores emprestados e outros que estavam no plantel, mas não eram opções, e contratámos 3 jogadores: dois jovens com potencial e um regresso dum dos 'nossos', todos para posições ofensivas... Ficamos claramente com mais opções, no trio de apoio ao ponta de lança, e mesmo com o mais que provável 'recuo' do Aursnes para o lugar do Enzo, teremos muitas opções para as 4 posições da frente... O sucesso da época, na minha opinião, vai depender muito da saúde física da dupla Tino/Aursnes...


Sábado, mais um jogo complicadíssimo, com um Casa Pia, especialista a jogar em contra-ataque. Fundamental recuperar o Ramos e o Rafa, e começar a dar minutos ao Casper e mesmo ao Andreas... E se hoje era importante somar os 3 pontos, para colocar pressão nos jogos de amanhã, com o Casa Pia será ainda mais importante, pois só iremos jogar novamente para o campeonato com o Boavista na Luz, 17 dias depois!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!