Últimas indefectivações

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Rui Costa e o sonho europeu | SL Benfica


" 'Presidente encarnado quer chegar o mais longe possível na Champions e para isso vai reforçar o plantel do SL Benfica.'

O sonho comanda a vida. Esta frase cliché tantas vezes ouvida para nos dar esperança em algo que queremos muito alcançar, serve também para termos consciência que nada cai do céu e que temos de lutar e dar o nosso melhor para que os nossos sonhos se tornem realidade. Em situações mais extremas, leva-nos a imaginar coisas inatingíveis, mas apetecíveis ao mesmo tempo. É o desejo por algo que muitas vezes só está ao alcance de outros. Esta temporada o SL Benfica está a apostar forte na Liga dos Campeões e Rui Costa já está a “cozinhar” a receita para fazer a melhor prestação de sempre na prova milionária e, quem sabe, chegar à final e vencê-la.
E melhor que ninguém do que o presidente encarnado, sabe o que é vencer a Champions. Conquistou-a como jogador ao serviço do AC Milan em 2003, e talvez seja essa a diferença de ambição em relação ao antigo presidente, Luís Filipe Vieira, que nunca deu um pontapé numa bola. Sim, Vieira prometeu que gostava de dar o título mais importante da Europa ao SL Benfica, mas na última metade do seu mandato a sua política foi vender os melhores jogadores, optando pelo sucesso financeiro em detrimento do desportivo.
Mesmo nas épocas em que teve plantéis com qualidade para chegar longe na Champions, muitas das vezes nunca entrava a melhor equipa nos jogos que disputava, e eram lançados jovens para ganharem visibilidade. Tudo isso não passou de uma tentativa de valorização de alguns jogadores, e o SL Benfica pagou caro por essa estratégia de marketing, como na temporada em que terminou a fase de grupos com zero pontos.
Com Rui Costa dificilmente isso vai voltar a acontecer. As águias estão a realizar uma grande perfomance na Liga dos Campeões e fizeram a melhor fase de grupos da história do clube. Não perderam qualquer encontro e ficaram em primeiro lugar num grupo onde estavam dois gigantes do futebol europeu, Juventus FC e Paris Saint-Germain FC. Motivos mais que suficientes para pôr o presidente do SL Benfica a pensar que poderá ser possível ir mais além dos quartos de final, o máximo que os encarnados conseguiram alcançar desde 1992, ano em que a competição foi reformulada.
Rui Costa já avisou que neste mercado de inverno não vai sair nenhuma peça fundamental da formação orientada por Roger Schmidt. A ideia é “despachar” os jogadores que não estão a render e fazer contratações cirúrgicas para dar mais qualidade ao plantel, e ter uma equipa ainda mais forte e competitiva capaz de lutar por todas as frentes em que o SL Benfica está envolvido, incluindo a Champions. A fase de grupos já lá vai e agora é tempo de apontar a mira aos oitavos de final, sendo o Club Brugge KV o próximo alvo a abater. O conjunto encarnado sabe que o emblema belga está perfeitamente ao alcance para poder passar à fase seguinte, e, em caso de triunfo na eliminatória, resta fazer figas para que no sorteio dos quartos, a sorte possa sorrir novamente ao clube lisboeta e com isso haja uma nesga de luz em que se vislumbre o caminho para as meias-finais. A partir daí, tudo é possível e o sonho em chegar ao jogo decisivo poderá ser bem real.
Se vai ser difícil lá chegar? Vai. Mas o SL Benfica já demonstrou esta época ser capaz de se bater de igual para igual com adversários mais poderosos. E se mantiver o nível exibicional que tem apresentado e conseguir contratar mais dois ou três jogadores com créditos firmados, Rui Costa e toda a sua estrutura podem pensar em algo grandioso fora de Portugal. Recorde-se que a última final desta competição em que o SL Benfica esteve presente foi já há 32 anos, ainda como Taça dos Clubes Campeões Europeus, ao ser derrotado pelo AC Milan por 1-0. A famosa maldição de Béla Guttmann continua a assombrar a Luz desde 1962, data da última conquista europeia, mas desde que existe este formato, esta será a temporada em que as águias podem voar ainda mais alto na prova e sonhar com a conquista da tão desejada “orelhuda”."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!