Últimas indefectivações

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Nas graças da Rainha


"O que podia ser apenas mais um jogo tornou-se numa jornada de confraternização e de tributo aos campeões europeus

A conquista do Benfica da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1960/61 foi também considerada uma vitória de Portugal no futebol europeu. Por isso, outros clubes nacionais quiseram homenagear a equipa benfiquista, aproveitando as deslocações do clube lisboeta às suas casas, por motivo do calendário oficial.
O Benfica foi às Caldas da Rainha para disputar a 1.ª mão da 1.ª eliminatória da prova-rainha de 1961/62, frente ao Caldas, onde foi 'recebido de maneira fidalga', em 26 de Novembro de 1961. A sua chegada foi anunciada por uma banda, que 'percorreu as ruas da cidade, transportando uma bandeira do Benfica' e 'executou o hino do popular clube, enquanto estralejavam foguetes e mais de uma centena de pessoas aplaudia os visitantes'. A Direcção do Benfica depositou um 'lindíssimo ramo de flores na base do belo monumento', a estátua da rainha D. Leonor. Depois, 'formou-se um extenso e luzido cortejo, a caminho do edifício da Câmara'. Os jogadores foram para o campo, enquanto os dirigentes e os 'futebolistas Germano, Santana, Eusébio, Humberto, Pinto e Amândio' participaram numa 'magnífica cerimónia' na Câmara Municipal.
No Campo da Mata, 'toda a caravana benfiquista e o grande clube foram presenteados com lembranças várias'. Após o apito inicial, os anfitriões deixaram as cortesias de lado e deram uma interessante luta à equipa dos encarnados, composta por elementos da equipa principal e das reservas. Apesar de um 'certo equilíbrio territorial', a superioridade do Benfica foi notória, e o jogo terminou 5-3 a favor dos visitantes. Dois dos golos foram marcados por Calado, que fazia a sua estreia na equipa principal, deixando uma boa impressão, pois 'assinou pormenores relevadores de uma intuição inegável'. Os outros golos encarnados foram marcados por Angreja, que bisou, e por Torres. Começava, assim, da melhor forma para o Clube a campanha na Taça de Portugal de 1961/62, troféu que viria a conquistar no final da época.
Saiba mais sobre as homenagens aos (bi)campeões europeus no livro Talento e Superação: O Bicampeonato Europeu do Benfica, da autoria do Património Cultural Benfica e de A Bola."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!