Últimas indefectivações

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Um Benfica esplendoroso na Champions!


"Os comandados de Roger Schmidt encontram reflexo da sua competitividade nos dados estatísticos da UEFA, onde surgem em lugares cimeiros em diversos parâmetros.

É um Benfica total o que se tem revelado na Europa em 2022/23, onde, com brilhantismo, terminou em 1.º lugar no grupo H da Liga dos Campeões! Os números oficiais da UEFA mostram uma equipa de topo, que ombreia com os melhores a nível defensivo e ofensivo, na dimensão coletiva e individual do jogo. Um tratado de futebol que tem cativado tudo e todos.
Que fantástico percurso o do Benfica na presente edição da Champions League, onde conseguiu terminar em 1.º lugar no grupo H com 14 pontos e bateu o seu recorde (de 12 pontos), que datava da época 2011/12. Superou o Paris Saint-Germain, a Juventus e o Maccabi Haifa, ultrapassando o emblema francês graças ao 7.º critério de desempate: o maior número de golos apontados fora de casa (nove contra seis).
Esteve no ataque o detalhe final para um trajeto pleno de qualidade que encontra nos números oficiais da UEFA tradução para a dimensão europeia da equipa comandada por Roger Schmidt, uma formação de todo e para todo o campo, que apresentou uma solidez no seu processo defensivo tão cativante como no plano ofensivo. Mas vamos por partes...

Benfica terminou a fase de grupos da Champions como quarto melhor ataque da competição com 16 golos, nove deles fora de casa
Os seis golos apontados em Haifa na 6.ª e última jornada do grupo H representaram a maior vitória do Benfica no atual formato da Liga dos Campeões e elevaram esta equipa ao patamar de quarto melhor ataque da competição, com 16 golos, a par do Paris Saint-Germain, ficando apenas atrás de Nápoles (20 golos), Bayern Munique (18) e Liverpool (17). A equipa inglesa foi precisamente aquela que mais golos apontou fora de portas (11 em três jogos), sendo que Benfica, Nápoles e Bayern Munique, com nove golos, ficam-lhe logo atrás.
Sublinhe-se também o facto de o Benfica ter sido a segunda equipa com mais golos apontados fora da área, concretamente três, ficando atrás dos quatro do Paris Saint-Germain.
Em 9.º lugar entre as equipas que mais oportunidades criaram (83 contra as 114 do Real Madrid, líder neste item), os comandados de Roger Schmidt têm em João Mário e Rafa os melhores marcadores, com quatro golos, no lote de sextos classificados, a três de Mbappé e Salah, com sete.

Equipa benfiquista foi a 3.ª com mais tackles efetuados e a 7.ª nas bolas recuperadas
Olhando para a componente individual, Rafa está entre os que mais oportunidades de golo criaram (21), as mesmas que Griezmann e Mbappé, superado somente por Vinícius Júnior (25), Lewandowski (25) e Kvaratskhelia (22). E entre as chances que conseguiu gerar, nove delas foram ao alvo, facto que, neste ranking, coloca Rafa na 9.ª posição (a quatro do líder Mbappé).
E se estes números ajudam a explicar parte do sucesso na prova, a defesa, à semelhança do que tem acontecido na série de 22 jogos sem derrotas na presente época, também mostrou argumentos de peso.
Um dos quais está precisamente nos tackles efetuados, em que o Benfica surge como a terceira formação com maior número (93), atrás de Salzburgo (101) e Sevilha (102). E nas bolas recuperadas, os encarnados são a 7.ª equipa com melhor registo, com 252, num ranking liderado pelo Eintracht Frankfurt (296).

Otamendi é o que mais bolas recupera (46) e Florentino o segundo que mais corre
Ainda no campo dos tackles, o indicador defensivo das águias é sustentado por Florentino, que, com 18 ações, só foi ultrapassado por Thiago Alcántara e Verratti. Porém, o capitão Otamendi foi, a par de Balerdi (Marselha), o jogador com mais bolas recuperadas, 46 no total, expressando assim a sua importância no processo defensivo e num parâmetro em que António Silva (39) e Florentino (38) surgem, respetivamente, nos 12.º e 13.º lugares.
A terminar, dois dados individuais significativos. Florentino foi o segundo jogador com maior distância percorrida na fase de grupos da Liga dos Campeões, com 73 quilómetros, apenas a um de Sow (Eintracht Frankfurt), num item em que Grimaldo (14.º com 67,2 km), João Mário e Bah (ambos no 20.º com 65,7 km) figuram no top 20. E Rafa foi o 9.º atleta mais rápido em prova (alcançou os 35,9 km/hora), numa lista liderada pelo ucraniano Mudryk, com 36,6 km/hora.
Com estatuto de cabeça de série, o Benfica aguarda agora pelo sorteio de segunda-feira, 7 de novembro, para saber qual será o adversário nos oitavos de final."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!