Últimas indefectivações

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Uma Champions (cada vez mais) desafiante


"Para escalar com sucesso, pelo segundo ano consecutivo, a montanha de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, feminina, o Benfica, atual 37.º classificado no ranking feminino de futebol da UEFA, teve de contornar novamente o Twente (36.º) e de suplantar o surpreendentemente Rangers, que na época passada 'cilindrou' na Escócia o Glasgow City, ocupante da 14.º posição no ranking europeu. Procurando consolidar-se entre as melhores do Velho Continente e evoluir na direcção de objectivos grandiosos nesta vertente do futebol, a equipa benfiquista reservou, com total mérito desportivo, um lugar no sorteio de 3 de Outubro, na Suíça. Todavia, em vésperas de feriado nacional português, a 'fortuna' meteu folga em Nyon, e ao Benfica calhou um grupo bem antipático. Espanholas, alemãs e suecas no caminho: as Inspiradoras vão bater-se com Barcelona (2.ª do ranking e finalista vencido na última edição da Champions feminina), Bayern Munique (5.º, e um dos oito melhores clubes da prova em 2021/22) e Rosengard (11.º).
A este nível competitivo, o crescimento consegue-se afinando o incrementando a qualidade dos recursos por via do mercado de transferências, mas em momento estratégico e embates com os mais qualificados no panorama, para aferição de capacidades, para avaliação de virtudes e de fraquezas. Este é o desafio a encarar agora! Na temporada passada, lembre-se, o Benfica começou, de forma sensacional, por bloquear o Bayern e, fruto de uma vitória no reduto do Hacken (Suécia), concluiria a fase de grupos com 4 pontos - e poderiam ter sido 5 ou mesmo 7, em boa verdade, se nos recordarmos das peripécias do primeiro duelo com as nórdicas no Benfica Campus. Encurtar distâncias para o topo, patamar para o qual está 'desenhado' o projeto da equipa feminina, e superar a fasquia dos 4 pontos serão metas muito interessantes para atingir em 2022/23, numa trajetória de desempenho crescentes.
A vertente feminina do futebol é cada vez mais um player desportivo de futuro - o fervilhante negócio dos direitos televisivos comprova e subscreve o ponto de vista de expansão e de exploração deste filão do mercado -, e o Benfica, fazendo história em Portugal, já vai lançado."

João Sanches, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!