Últimas indefectivações

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Um cruzeiro pelo Mediterrâneo


"A Comissão Central organizou um cruzeiro pelo Mediterrâneo para angariar verbas para a construção do 3.º anel

Foram inúmeras as iniciativas de angariação de verbas, levadas a cabo pela Comissão Central, para a construção do Parque de Jogos do Benfica. Em 1958, em colaboração com a Companhia Colonial de Navegação, organizou-se um cruzeiro.
Em 25 de Agosto de 1958, cerca de 800 benfiquistas embarcaram no Santa Maria para nove dias de viagem. A bordo do navio seguiam, também, Maurício Vieira de Brito, presidente da Direcção do Clube, a sua mulher e os seus dois filhos mais velhos. Apesar de alguma agitação inicial, o cruzeiro decorreu de forma bastante calma. Devido a algumas horas de atraso à saída de Lisboa, 'houve impaciências, protestos, mas depois do jantar (...) com cinema e baile, tudo tinha esquecido, e reinava a boa-disposição'.
No dia seguinte, os passageiros tiveram oportunidade de conhecer a cidade de Gibraltar, durante cerca de duas horas. O Santa Maria seguiu depois para Palma de Maiorca, dando aos passageiros a oportunidade de conhecer a cidade e os seus monumentos, mas também de desfrutar de alguns banhos na praia. Em 27 de Agosto, o navio partiu para Cannes, onde a estadia durou cerca de duas horas, com direito a uma visita ao Casino de Monte Carlo e ao palácio do principado. Lá, as senhoras presentes no passeio ansiavam por conhecer Grace Kelly, mas a princesa não apareceu, certamente 'porque não foi avisada de que estava ali um pouco do Benfica'. No regresso a Cannes realizou-se uma pequena paragem em Nice. À noite, a canção Ser Benfiquista foi entoada por todos, durante o baile que houve a seguir ao jantar e que se prolongou pela madrugada. A última paragem do cruzeiro foi em Tânger, onde os passageiros aproveitaram para fazer algumas compras.
Maurício Vieira de Brito demonstrou a sua simpatia, cumprimentando todos com quem se cruzou, especialmente durante o tempo em que estiveram a bordo do navio. As condições atmosféricas e o estado do mar colaboraram para que o cruzeiro corresse da melhor forma. À chegada a Lisboa, a maioria dos passageiros já só pensava quando seria altura de embarcar num novo cruzeiro organizado pelo Benfica.
Saiba mais sobre as campanhas da Comissão Central na área 17 - Chão Sagrado, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!