Últimas indefectivações

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Um prodígio do xadrez


"António Fernandes, um dos quatro Grandes Mestres de xadrez de Portugal, demonstrou desde cedo um grande talento

António Fernandes começou a praticar xadrez aos 7 anos. O seu pai, Júlio Fernandes Santos, mestre nacional de xadrez e atleta do Benfica, estava a ensinar algumas jogadas aos seus irmãos mais velhos, quando o jovem sentiu 'uma enorme vontade de aprender', tendo feito 'uma birra' para que ele também lhe ensinasse a jogar. Aos 11 anos, era já considerado o 'mais promissor xadrezista português', tendo conquistado o Torneio Internacional de Cadetes, em Nice, com um pleno de vitórias.
Entre 1976 e 1989, António Fernandes contribuiu de forma notável, para a conquista coletiva de quatro Campeonatos Nacionais de Partidas Rápidas, em equipas formadas com o seu pai e o seu irmão, Júlio Santos e Alberto Fernandes, entre outros atletas encarnados. Na edição de 1989, sagrou-se também campeão nacional de rápidas, a nível individual, tendo sido mais 'do que uma confirmação de valor, foi também uma manifestação de muito brio'.
O ano de 1980 foi marcante na carreira do xadrezista. Na Assembleia Geral de 22 de Maio, António Fernandes foi considerado sócio de mérito do Clube. Cerca de dois meses depois, fez parte da equipa benfiquista que conquistou a primeira Taça de Portugal do Benfica, que terminou a prova invicta, frente ao Sporting. E, em 14 de Outubro, António Fernandes fez história ao sagrar-se campeão nacional absoluto da modalidade com apenas 17 anos e 11 meses, um recorde que só 37 anos depois seria batido.
Em 2013, o Benfica retomou a actividade do xadrez com uma equipa liderada por António Fernandes, atleta e seccionista do Clube. Nesse ano, o conjunto encarnado sagrou-se campeão nacional da III Divisão, fechando com chave de ouro a reativação da modalidade, que teve uma duração efémera.
Ao longo da sua carreira desportiva, enquanto atleta ou individualmente, António Fernandes somou inúmeros títulos. E alcançou uma das suas grandes aspirações desde a sua juventude: 'Chegar a ser um bom jogador: 'Chegar a ser um bom jogador e um dia... Grande Mestre!' Apenas outros três portugueses alcançaram até aos dias de hoje o mais alto galardão outorgado pela Federação Internacional de Xadrez.
Saiba mais sobre este desporto na área 3 - Orgulho Eclético, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!