Últimas indefectivações

sábado, 25 de dezembro de 2021

O que valem os números?


"Nos últimos 30 anos o Benfica conquistou 8 campeonatos. Em 6 deles tinha, à 15.ª jornada, menos pontos do que os 37 que soma de momento. Apenas em 2015 (40) e 2017 (38) alcançava, à mesma ronda, melhor pontuação.
Numa liga tão pobre como a portuguesa, nunca sabemos muito bem o que vale uma vitória, uma goleada ou uma estatística. A competitividade é baixíssima, e os 'três grandes' passeiam-se semanalmente diante de adversários que, em condições normais, disputariam uma 2.ª divisão.
Há 10 jornadas consecutivas que FC Porto e Sporting não cedem um único ponto. E em todo esse período os leões sofreram só 2 golos. Não retirando mérito aos nossos rivais, creio que estes números dizem muito sobre o campeonato luso, onde um desfile de equipas-fantasma - sem história, sem adeptos, sem instalações e quase sempre sem fundos - se presta a servir de figurante para encher a grelha televisiva, dar emprego a jogadores, treinadores e árbitros medíocres, e satisfazer caprichos e/ou negociatas de caciques locais ou empresários mais ou menos endinheirados.
Enquanto não houver coragem (e não podemos esperar tal coisa da Liga) de reduzir drasticamente o número de clubes, concentrando recursos nos verdadeiros emblemas - que não serão mais do que 8 a 10 -, isto irá continuar assim, não esquecendo que as vicissitudes de mercado afastam hoje, das nossas competições para campeonatos do pote 4 europeu, uma classe média de jogadores que outrora preencha as equipas do meio da tabela para baixo.
Aproveito para desejar aos leitores um santo Natal, se possível recheado com as prendas que mais desejamos."

Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!