Últimas indefectivações

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

As 5 alternativas a Vlachodimos | SL Benfica


"5 alternativas a Vlachodimos. Haverá mudança em janeiro?

Não é novidade para ninguém que Jorge Jesus está a procura de um guarda-redes que possa substituir Vlachodimos. É certo que já na época passada, quando Luís Filipe Vieira ainda era presidente do SL Benfica, o treinador das águias tinha feito esse pedido, embora este tivesse sido recusado ou adiado (quem sabe).
Também não é motivo de espanto dizer que o grego está a atravessar uma das melhores fases ao serviço dos encarnados. Se na temporada transata foi posta em causa a sua titularidade, na presente época não há dúvida de que Vlachodimos é o merecido dono e senhor da baliza do SL Benfica.
A segurança e a confiança que dá à equipa têm sido notórias e há quem diga que o grego merece atuar em palcos de maior nível, como é o caso do ex-treinador Marinos Ouzounidis. Para o antigo treinador de Vlachodimos, o jogador evoluiu imenso e está preparado para jogar noutros campeonatos, com maior competitividade.
Posto isto, caso o grego saia em janeiro, decidi eleger o top-5 de alternativas que considero ser as melhores para o substituir, ainda que, algumas possam parecer menos acessíveis.

5. Lukas Hradecky
O atual guardião do Bayer 04 Leverkusen, pode ser uma opção para substituir Vlachodimos. O guarda-redes já conta 72 internacionalizações pela Finlândia e o seu valor de mercado está avaliado em seis milhões de euros.
A associação de Hradecky ao SL Benfica já tem história. Em 2017, quando ainda representava o Eintracht Frankfurt foi apontado como o possível sucessor de Ederson e em 2018, depois das águias terem garantido a contratação de Vlachodimos, foi novamente associado aos encarnados.
Apesar de o panorama na liga alemã não ser o melhor, o guarda-redes destaca-se pela forte qualidade entre os postes, pela consistência, por manter o ritmo de jogo e por não se deixar condicionar no que toca à pressão do jogo.
Estas são apenas algumas das características que apresenta e que podem colocá-lo novamente na rota da Luz, enquanto substituto do grego.

4. Gerónimo Rulli
Se recuarmos uns meses, mais concretamente até maio, recordámos um guarda-redes que foi responsável por marcar um penálti decisivo e defender outro igualmente determinante, na final da Liga Europa, frente ao poderoso Manchester United FC.
O autor dessa proeza é Gerónimo Rulli. Atualmente, o argentino representa o Villarreal CF. Na época passada era suplente de Sergio Asenjo, sendo que só atuava nas competições europeias, mas hoje em dia é o guarda-redes titular do clube espanhol.
Até ao momento, na liga espanhola realizou 10 jogos, tendo sofrido oito golos. De notar que esteve seis partidas com a baliza intacta. No que diz respeito à Liga dos Campeões o cenário é um pouco diferente: quatro jogos, cinco golos sofridos e apenas um jogo sem sofrer nenhum golo. Ainda assim, importa referir que o Villarreal CF está em segundo lugar num grupo que conta com equipas como o Manchester United FC, Atalanta BC e BSC Young Boys.
Gerónimo Rulli é o 116º guarda-redes mais valioso, mas esta contratação não era algo impossível, uma vez que, o preço pelo qual Gerónimo Rulli foi vendido ao Villarreal CF foi de oito milhões de euros. Este valor ou outro perto deste poderia muito bem ser suportado pelo clube encarnado, se este vendesse Vlachodimos por um valor justificável.

3. Mattia Perin
O atual substituto de Wojciech Szczesny, que representa a Juventus FC, já esteve associado ao SL Benfica no verão de 2019.
De notar que o guarda-redes chegou a estar em Lisboa, mas não assinou contrato com os encarnados, porque chumbou nos exames médicos. Neste momento assume a responsabilidade de defender a baliza dos italianos, visto que, Szczesny está lesionado.
Com 28 anos é considerado o 92º melhor guardião a nível global. Quando esteve perto de assinar, falava-se numa contratação que rondava os 12 e os 15 milhões de euros.
É certo que era um enorme investimento, e que estes valores muito provavelmente iam subir, apesar de a Juventus FC não estar a ter uma prestação tão positiva como era esperado, no que ao campeonato diz respeito. No entanto, para substituir Vlachodimos não se pode escolher um guarda-redes qualquer.

2. Yann Sommer
Yann Sommer, o principal autor de um feito inédito alcançado pela Suíça. No EURO 2020, no jogo frente à França, Sommer defendeu o penálti decisivo de Mbappé e permitiu que a seleção helvética chegasse pela primeira vez aos quartos-de-final de um Europeu.
A frieza que apresenta em campo em situações de grande pressão, a agilidade, a rapidez e o bom jogo de pés são alguns dos pontos fortes do suíço.
Atualmente defende as cores do Borussia Mönchengladbach, nono classificado da liga alemã, mas pode muito bem representar um clube com maior ambição, como é o caso do SL Benfica.
O facto de os encarnados estarem sempre presentes em alguma das competições europeias pode ser um motivo forte para a vinda de Sommer. Qualquer guarda-redes sonha e ambiciona jogar na Liga dos Campeões, ou na Liga Europa.
Qualidade não lhe falta, por isso, resta agora saber se as águias podem sonhar com esta contratação que tinha grande potencial, quer para o jogador, quer para o clube português.

1. Mile Svilar
Se calhar, neste momento, muitos estão a perguntar como é possível que tenha escolhido Svilar para integrar este top e, ainda por cima, tendo-o colocado em primeiro lugar. A resposta é simples: quando não estava preparado teve a oportunidade de representar as águias, agora que está não a tem.
Depois de um enorme investimento na época passada, o SL Benfica tem de gerir muito bem a parte financeira. Para quê contratar um guarda-redes caríssimo, quando se tem uma boa opção no banco – Svilar.
Em 2017, o belga foi o guardião mais novo a estrear-se na Liga dos Campeões, tendo ultrapassado Iker Casillas. É verdade que a estreia não podia ter corrido pior, mas não se pode crucificar o jovem para sempre-
Os jogos que realizou na equipa B demonstram isso mesmo. Svilar ganhou maturidade, experiência e aperfeiçoou a técnica. Não é novidade para ninguém que o belga tinha qualidade, só não estava preparado. Agora, pode muito bem ser a hora de conseguir representar a equipa principal, se bem que para isso, é preciso que Jorge Jesus aposte nele, pelo menos nas competições nacionais.
Talvez a verdadeira solução para resolver o problema da possível saída de Vlachodimos esteja em Svilar. Afinal, não é comum um guarda-redes ser considerado o Homem do Jogo e, na temporada anterior, o belga conseguiu esse feito mais do que uma vez. Por alguma razão há-de ser."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!