Últimas indefectivações

quarta-feira, 14 de abril de 2021

O treinador e professor José Teotónio Lima


"Grande impulsionador do basquetebol profissional do Benfica, mais do que vencer jogos tinha a preocupação de estruturar a equipa

José Teotónio Lima foi treinador do basquetebol do Benfica e duas fases distintas: primeiro entre 1956 e 1965, e depois entre 1972 e 1975. Com a sua chegada ao clube, veio a esperança de uma estrutura mais organizada e da conquista de mais títulos para a equipa.
Em Agosto de 1956, enfrentava a sua primeira prova enquanto treinador para o I Torneio Internacional de Vigo entre o Benfica e o Real Madrid, tendo-se mostrado fundamental para estudar o plano de reestruturação da equipa e delinear uma estratégia para o futuro: 'Necessitava de contactar imediatamente com os jogadores e vê-los actuar em jogos expressivos, daqueles que não deixem ficar dúvidas, a fim de poder estudar um plano de remodelação para o futuro', disse na altura ao jornal O Benfica.
Em Outubro de 1960, na véspera de mais um Campeonato de Lisboa de Honra, o Benfica tinha nos seus ombros o título de campeão, muito graças ao seu treinador: 'Nos anos em que tenho treinado equipas do clube, a minha preocupação foi lançar as bases', explicou defendendo a prática constante de treinos. 'É preciso trabalhar muito mais, é necessário treinar quase todos os dias'.
Os seus valores como treinador foram rapidamente reconhecidos e, em Novembro de 1960, foi nomeado secretário-técnico do Instituto Nacional de Educação Física, a mesma instituição na qual se licenciou.
Na época de 1960/61, a modalidade destacava-se no Clube, tendo a equipa alcançado o título de campeão nacional de basquetebol. 'O Benfica alcançou, plenamente, o objectivo em vista quando resolvera concorrer a prova máxima do basquetebol português. (...) todas as palavras não serão de mais para realçar o mérito do triunfo do conjunto do Benfica, verdadeiro triunfo da unidade, êxito só possível devido ao verdadeiro espírito de equipa que sempre reinou em todos os momentos', escrevia-se no jornal O Benfica.
A 14 de Dezembro de 1960, o Benfica completa pela primeira vez na Taça dos Clubes Campeões Europeus de basquetebol, um dos objectivos traçados pelo professor. Apesar da derrota, o treinador, com a sua atitude positiva, disse: 'Julgo que o Benfica não deslustrou. Obrigamo-los a jogar e isso era o que pretendíamos'.
Poderá encontrar a história das vitórias das equipas de basquetebol do Benfica na área 3 - Orgulho Eclético no Museu Benfica - Cosme Damião."

Cláudia Paiva, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!