Últimas indefectivações

sábado, 2 de janeiro de 2021

Benfica feminino?


"Com o futebol feminino a dar os primeiros passos, um grupo de jogadoras encontrou uma maneira de chamar a atenção.

Nas primeiras décadas do século XX, acreditava-se que 'o futebol era um desporto, varonil. Exigindo um fundo atlético de grande relevância, a sua prática era aconselhável a indivíduos de forte capacidade física e de grande resistência ao esforço' e, como tal, 'não parecia reunir grandes motivos de atracção do elemento feminino. Por boas e muitas razões se tem entendido que o futebol é um desporto... para homens'. Em meados do século, essa ideia começou a dissipar-se com o aumento de praticantes femininos dessa modalidade, especialmente no Brasil e em Inglaterra.
O público comparecia em massa para esse tipo de eventos, ainda para mais quando as partidas era frente a equipas estrangeiras. Assim, em Dezembro de 1959, quando o treinador da formação feminina do Darlston viu 'o papel timbrado com a palavra Benfica, supôs que se tratava de um grupo estrangeiro' e aceitou de imediato o convite.
O entusiasmo estendeu-se por toda a cidade, fazendo com que os habitantes de 'dirigissem em grande número ao campo de futebol'. A informação oficiosa de que seriam italianas fez com que António Morgillo, emigrado há vários anos e residente na cidade vizinha de Wolverhampton, quisesse assistir ao encontro por forma a contactar com as suas conterrâneas.
A expectativa era imensa, contudo, ainda na primeira parte, alguns 'espectadores começaram a ficar intrigados ao ouvir as «italianas» exclamarem frases em inglês corrente'. Morgillo aproveitou o intervalo para ir cumprimentar as jogadoras e saber novidades da sua terra natal, o que gerou um enorme silêncio, quebrado com o anúncio da guarda-redes: 'eh, nós não somos de Itália, somos de Lancashire'.
A situação foi desmitificada pela treinadora das 'benfiquistas'. Na verdade, eram todas inglesas, que tinham estado em Portugal e visitando as instalações do Benfica. As atletas ficaram tão fascinadas, que, ao regressarem a Inglaterra, quiseram formar um clube com o nome dos 'encarnados'. Ainda assim, no final do encontro 'a maior parte dos adeptos continuava sem compreender que não tinham estado a presenciar' um jogo de uma equipa feminina do Benfica, mas sim uma magnífica demonstração de puro fascínio pela mística e pela história dos 'encarnados'.
A equipa feminina do Benfica levou mais algumas décadas a ser uma realidade, mas finalmente aconteceu na época 2018/19. Conheçam algumas das suas conquistas na área 1 - Ontem e Hoje do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!