Últimas indefectivações

terça-feira, 28 de julho de 2020

Como quebrar um recorde com duas décadas!

"Há 60 anos, antes de 'Monangambé' ou 'Os Meninos de Huambo', Ruy Mingas trouxe glória ao atletismo benfiquista

Os anos 60 foram uma época gloriosa para o futebol português e também para o atletismo, sinal da crescente qualidade dos atletas. Ao longo da década, foram-se quebrando múltiplos recordes.
No salto em altura, o recorde de 1,88m, com duas décadas de longevidade, esteve à guarda de Guilherme Espírito Santo, desde 25 de Agosto de 1940! Durante vinte anos, os 'apaniguados do atletismo' esperaram por um novo recorde, 'apesar de todas as tentativas, apesar de tantas vezes, em vão'.
De Angola vieram duas promessas: Ruy Mingas para o Benfica e Júlio Fernandes para o Sporting. O despique entre ambos tornou-se 'um dos mais apaixonantes motivos de todas as reuniões de atletismo'. Em pouco tempo, igualaram o resultado de Guilherme Espírito Santo, recobrando 'todas as esperanças naquilo que parecia negar-se'.
Tudo mudou naquele domingo, 19 de Junho, quando em Alvalade se reuniram os atletas do Benfica e do Sporting, juntamente 'com condições atmosféricas favoráveis', para disputar a segunda e última jornada do Campeonato Regional de juniores. Nos pés (ou asas) de Rui Mingas, que saltou 1,90m, o recorde foi finalmente quebrado! Frente ao adversário sportinguista, o novo recordista revelou-se sempre com maior velocidade e 'superior elasticidade, maior desenvoltura e força muscular'. A assistência era pouca, mas mesmo assim 'delirou exuberantemente', e reconheceram Mingas como 'o melhor homem destes «Regionais»'.
Juntamente com Goulão, somaram 42 pontos para o Benfica, contribuindo para uma diferença quase mínima frente ao adversário, que venceu com 'certa dificuldade'. A prova foi renhida, e só ao fim se soube 'a quem pertencia o título de campeão'. Apesar de não ter vencido por três míseros pontos de diferença, o Benfica venceu mais três títulos individuais que o Sporting, atestando a qualidade dos seus atletas. Para além do recorde nacional absoluto no salto em altura, Ruy Mingas venceu o ouro no salto em comprimento e nos 110m barreiras.
O seu irmão Avelino elevaria o recorde para 1,93m, em 1962. Ambos foram importantes políticos angolanos, um como ministro das Finanças, e Ruy, mais tarde, como ministro do Desporto e embaixador de Angola em Portugal.
Guilherme Espírito Santo, 'rendido e resignado, desportivamente, ao poder evolutivo e natural das coisas', sentiu-se feliz por ver o Benfica recordista, tal como os colegas de Ruy Mingas que naquele domingo 'erguiam aos ombros em sinal de triunfo' o novo recordista que, anos depois, ergueu aos ombros a revolução angolana, aprendendo como se ganha uma bandeira, como na sua canção.
Na área 4 - Momentos Únicos do Museu Benfica - Cosme Damião, pode saber mais sobre grandes marcos do atletismo do Clube."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!