Últimas indefectivações

domingo, 21 de junho de 2020

Somos os nossos valores

"Se há tempos em que os valores humanos contam para a nossa conduta social e bem-estar colectivo, é este que hoje vivemos. Sou de uma geração que cresceu a aprender a viver em liberdade e que se habituou à ideia de que a liberdade de cada um começa onde termina a liberdade do outro, o que mete em equação o respeito e a responsabilidade. Palavras sábias e tão actuais...
Esta geração cresceu e ensinou aos seus filhos que Portugal se cumprirá apenas quando se libertar de pequenez e da mediocridade, de autocomiseração e do destino. Por outras palavras, vieram ao plano dos ideias de vida valores como a verdade, a superação, a resiliência e a excelência.
E assim temos evoluído colectivamente e aumentado a autoestima colectiva, às vezes até exorbitando e acreditando ser possível a superação fácil ou obrigatório atingir repetidamente todos os sucessos alcançados na cena internacional. As novas gerações parecem definitivamente libertas desse histórico fatalismo nacional que alguém um dia confundiu com fado. Mostram-se capacitadas e à altura de competir com os melhores em qualquer domínio em qualquer parte, caminhando sem complexos pelos caminhos difíceis da competitividade e prontos para lutar e vencer.
Os benfiquistas entendem bem isto porque têm como lema nada menos que a excelência, ambição de serem os melhores de entre os melhores: 'e pluribus unum'. Mas, tal como o Benfica, importa na vida travar e vencer todas as batalhas com a humildade dos campeões. Por isso consideramos tão importante o projecto KidFun - Educação para Valores. Por isso, também, o adaptámos às novas circunstâncias, e as escolas, as crianças e as famílias aderiram em massa. É esta a importância e a força do projecto KidFun: parece brincadeira, mas é do nosso futuro colectivo que se trata!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!