Últimas indefectivações

sábado, 27 de junho de 2020

Semanada...

"1. Votação do Orçamento. O Benfica tem hoje uma “Assembleia Geral” que não fosse a situação do covid-19 seria um momento certamente muito quente. No entanto, não quer dizer que não seja um momento de interesse. Há algumas coisas a dizer sobre esta “Assembleia Geral”: (1) foi estranho todas as voltas que se deu. Primeiro Luís Nazaré queria uma AG toda online e a Direcção queria uma AG presencial. Luís Nazaré acabou por se demitir, mas a AG acaba por ser um híbrido. Parece mais que os maus resultados fizeram com que o Benfica quisesse ter uma AG assim; (2) O resultado não serve para nada. Ontem li os Estatutos e tentei-me informar sobre o assunto. Aparentemente, caso os sócios chumbem o Orçamento, este Orçamento é posto em prática na mesma. O que é só mais um exemplo do quão anti-democrático é o Benfica de Luís Filipe Vieira; (3) A votação electrónica permite muitas coisas. É compreensível que exista votação electrónica, mas deveria haver um sistema mecânico que assegurasse o resultado. A solução ideal é uma máquina electrónica que cuspa um papel com os votos do sócio que acabou de votar e esse sócio depois coloca o papel num caixa de voto normal. Votos contam-se electronicamente e caso seja necessário há recontagem com os votos das caixas de voto; (4) É muito importante ir votar hoje na mesma. O voto na verdade não vale para nada. Visto que nada acontece se o Orçamento for chumbado. Mas todos os votos têm um significado. É muito provável que o orçamento chumbe hoje. E caso isso aconteça, é um sinal importante dado à Direcção que os sócios estão fartos desta política desportiva.
2. A situação do Futebol. Na minha opinião não se despede um treinador de projecto. Se um treinador provou no passado que se encaixa naquilo que o clube pretende, esse treinador deve ficar independentemente dos resultados. Para além disto, com que lata é que o LFV, Rui Costa e Tiago Pinto se vão virar para o Bruno Lage a dizer:"Tás a ver aquele segundo avançado que pedias e nós demos-te um PL? E o Bruno Guimarães? E a confusão que fizemos com o lateral direito? E o Plantel curto? Pá, tinhas razão... Já agora, estás despedido". Posto isto, a maneira como a imprensa sabe de tudo o que passa na cabeça da “estrutura” do Benfica e publica coisas antes de estar tudo definido impressiona-me. Aparentemente Bruno Lage ia mesmo sair ontem. Mas ninguém quis o lugar já, nem sequer Renato Paiva, como tal, Bruno Lage afinal fica. Já não é a primeira vez que o Benfica quer muito algo e depois quando não consegue afinal já não era preciso. Foi assim com o guarda-redes, queríamos muitos, tentámos 3-4 diferentes. Mas depois já não era preciso. Foi assim com Bruno Guimarães, que era muito preciso (e era mesmo) mas depois foi para o Lyon e afinal já está tudo bem. 3. Jardel recuperou a titularidade. Entretanto já a perdeu, mas Jardel foi titular nos primeiros dois jogos na retoma e neste jogo contra o Portimonense deu para perceber porquê. Já antes da retoma estávamos a sofrer mais golos pelo lado esquerdo do que pelo lado direito. Isso acontece, não é necessariamente culpa do Ferro. Mas nas bolas paradas tem sido consistentemente culpa do Ferro e também de uma organização defensiva estranha - tem sido costume termos 4 ou 5 jogadores na zona do primeiro poste e só 2 na zona do segundo poste. O Benfica tem uma estatura média relativamente baixa no seu onze inicial. Metade do onze inicial está abaixo do 1.80m (Grimaldo, Rafa, Pizzi, Cervi e Taarabt). Ferro até dos mais altos, mas tem perdido duelos aéreos que é uma coisa assustadora e isso valeu ao Portimonense o primeiro golo há umas semanas. Jardel neste aspecto dá outro tipo de segurança. Esta titularidade também lança algumas questões sobre o plantel da próxima época. Se Jardel for de facto titular daqui para a frente, Ferro continua a ter qualidade para ser um central do Benfica - provou-o no ano passado apesar desta segunda metade menos boa. Luís Filipe Vieira já elogiou Cristian Lema e disse que poderia regressar. Há também Morato, que ainda assim, deve fazer mais uma temporada na equipa B. No entanto, não parece haver muito espaço para mais um central. A menos que alguém esteja de saída...
4. Ricardo Martins Pereira candidata-se a Presidente. É um antigo jornalista, que fundou a NiT e que trabalha agora na MAGG. Acho que a profissão de alguém acaba sempre por criar uma percepção a todos de forma errada. Luís Filipe Vieira há uns 40 anos era vendedor de pneus. É assim tão relevante Ricardo Martins Pereira ter um blog? O que importa para mim são as ideias. RMP para já diz que ainda não é garantido que se vá candidatar já em 2020 ou se vai só nas eleições a seguir, mas que quer criar já a sua plataforma para debater assuntos que, no seu entender (e no meu, já agora), têm que ser falados. Esses assuntos são a credibilização do futebol e da instituição Benfica (nomeadamente o facto do clube estar semanalmente nas capas dos jornais envolvido em mais um caso) e, a violência e o clima de ódio no Desporto (onde na sua opinião o Benfica não fez o suficiente para evitar esta escalada). O discurso é dos melhores que tenho visto no passado. Vamos ver quais serão as ideias.
5. Scottie Lindsey e o Basquetebol. Anthony Ireland e Anthony Hilliard estão de saída da equipa de Basquetebol. Depois de Gary McGhee, são as primeiras duas confirmações. Mais deverão seguir-se. Estas três saídas abrem no imediato espaço para pelo menos dois reforços no Basquetebol - nós tínhamos um americano a mais no último ano. O primeiro já é conhecido. Chama-se Scottie Lindsey. É um extremo americano de 24 anos. Fez quatro anos de College na Northwestern, uma escola da Big Ten Conference. Os últimos dois como titular. Com médias de 15 e 14 pontos, percentagens de lançamento de 3pts nos 32-36%, alguns ressaltos, assistências, roubos de bola e desarmes de lançamento. Depois esteve dois anos na G-League, primeiro com a equipa de Detroit, depois com a equipa de New Orleans. A sua média na G-League foi de: 45 GP 16 GS; 34.5% de 3P%; 3.58 TRB; 1.40 AST; 0.91 STL; 0.24 BLK. 10.42 PTS. Parece ser um shooter puro mas com algumas ball-skills. Este tipo de aposta é sempre arriscado. Já tivemos o Quentin Snider que não deu em grande coisa. Este tem um pouco mais de experiência. Se vier motivado pode ser uma aposta interessante.
6. Sergey Hernandez e o Andebol. A equipa de Andebol anunciou o seu primeiro reforço. É um dos guarda-redes da Selecção Espanhola. Tem 25 anos e chega do Ciudad Logroño, que na última época ia em 3º lugar na Liga ASOBAL. É grande, muito flexível e inteligente. À partida será um excelente reforço para a nossa equipa. Vai ser uma parelha interessante com Gustavo Capdeville.
7. Novidades no Desporto Feminino. No Futsal Feminino e no Hóquei Feminino também se confirmaram os primeiros reforços. No Futsal contratámos a Leninha que estava na Nun'Alvares/IESFafe. É uma ala de 18 anos que tem sido apontada como uma da grandes promessas no Futsal Feminino português. No Hóquei contratámos a Flor Felamini, uma argentina de 22 anos, apontada por muitos como uma das melhores jogadoras do mundo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!