Últimas indefectivações

sábado, 9 de maio de 2020

Quem tem computador... tem tudo!

"E quem não tem... não tem nada. Afirmar isto é uma simplificação, mas não anda longe da verdade nua e crua que a covid-19 veio acentuar. É que as maiores vítimas são, ainda e sempre, os mais fracos. Por isso, embora a tecnologia permita que a educação continue mesmo sem ir presencialmente à escola, e a educação seja um direito constitucional que custou muito ao país alcançar, a verdade é que toda a resposta do Estado está assente em instalações físicas, e Portugal está preparado para um educação presencial.
Ainda bem, até porque há mais nas escolas que simplesmente conteúdos; saber ser e saber estar, socializar com os outros, aprender e testar limites, tudo isso se faz na escola, em espaço público, e não em casa, em espaço familiar. Mas, hoje, tudo isso nos está temporariamente vedado (e que falta nos faz), e a verdade nua e crua é que todos os alunos dependem de um computador e de uma boa ligação à Internet, mas nem todos os têm. Aì voltamos ao tema, sempre presente, da injustiça, da pobreza e da exclusão que geram mais pobreza e exclusão e cavam bem fundo um fosso social que parece à prova de tudo, incluindo vírus. Por isso, e porque o grande património do Benfica é juntar pessoas e unir vontades, a Fundação procura encontrar os canais adequados a que assim aconteça, com dimensão e escala, porque tal como o problema, também o Benfica é grande. Neste sentido, não podíamos deixar de apoiar e colaborar activamente com um projecto português que une mais de cinco mil voluntários em torno de um único objectivo; garantir que quem precisa tem onde pedir, justificadamente, um computador, e que os que querem ajudar, individualmente e sem conhecimentos técnicos nem logística, se encontram num único espaço de cidadania fazendo a sociedade civil acontecer no seu melhor.
Temos orgulho neste parceiro, temos ainda mais nos doadores voluntários e nos jovens que não viram a cara à escola nem procuram desculpas para desistir. Eles resistem, aplicam-se e sentem, desta forma, que não estão sozinhos.
O País está com eles, e o Benfica, já se sabe, também. Sempre!
Colabore neste projecto.
Juntos,vamos fazer a educação chegar a todos!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!