Últimas indefectivações

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Seleção Nacional | 23 jogadores do SL Benfica ou Seixal

"Muito agrada aos adeptos portugueses a discussão sobre a origem dos principais craques da Selecção Nacional, ainda mais quando serve para enaltecer qualquer um dos três grandes e a sua academia, sendo visto como um dos pontos diferenciadores de gestão e qualidade desportiva.
O SL Benfica viveu por largos anos com o estigma de uma equipa com bastantes estrangeiros e com pouca contribuição para os resultados da Selecção Nacional. Na última década, porém, o paradigma alterou-se de tal modo que, actualmente, é o clube em Portugal que mais jovens oferece à Selecção Nacional, nos respectivos escalões, verificando-se uma continuidade para a Selecção sénior, com inúmeros representantes do clube da Luz ou antigos jogadores que por ali cresceram.
Neste exercício, restringimos o leque das escolhas aos jogadores actualmente vinculados ao SL Benfica ou aos que aí se consideram formados, tendo por base o critério utilizado pela UEFA, o qual estabelece a necessidade de ter sido treinado pelo clube ou por outro clube na mesma associação nacional, pelo menos por três anos entre os 15 e os 21 anos. Assim, entre tantos, ficam de fora nomes como: José Sá, Nélson Semedo, Danilo Pereira, Rony Lopes ou Ricardo Horta.

3 guarda-redes
Bruno Varela25 anos, AFC Ajax, por empréstimo do SL Benfica. O empréstimo ao Ajax, um pouco como se esperaria, não está a trazer os retornos desportivos que necessitava para uma evolução nesta fase da carreira. No entanto, continua a ser dos guarda-redes mais capacitados que o Seixal formou.
André Ferreira23 anos, CD Santa Clara. Ainda jovem, mas já com bastante experiência a nível de Segunda Liga, enquadrado numa equipa bastante consistente, que lhe permitirá nesta fase uma evolução na sombra de um dos guarda-redes mais completos da Primeira Liga.
Fábio Duarte 21 anos, SL Benfica B. Procura ganhar o seu lugar nos Encarnados. Não beneficia da aposta em Mile Svilar para a equipa B, o que lhe retira algum espaço de desenvolvimento, no entanto demonstrou enorme qualidade nos últimos escalões de formação.

7 defesas
João Cancelo 25 anos, Manchester City FC. A chegada a Manchester e o pouco tempo de jogo originou o seu afastamento provisório da Selecção, em detrimento de Nélson Semedo e de Ricardo Pereira, no entanto continua a ser dos laterais portugueses mais entusiasmantes e irreverentes.
André Almeida 29 anos, SL Benfica. A forte concorrência nas laterais tem dificultado a sua chamada à Selecção nos últimos anos. Contudo, pela sua fiabilidade e consistência torna-se num dos laterais mais seguros dos últimos anos do SL Benfica.
Rúben Dias22 anos, SL Benfica. Não só visto como figura preponderante do SL Benfica, como da própria Selecção. Prova disso, o prémio de melhor jogador da Final da Liga das Nações de junho de 2019. Com certeza, um dos futuros capitães de Portugal.
Ferro 23 anos, SL Benfica. Temporada algo abaixo das expectativas para o central encarnado. No entanto, caso consiga evoluir, principalmente no 1×1 defensivo e na movimentação, será um dos nomes a ter em conta para o futuro da Selecção Nacional.
Fábio Cardoso26 anos, CD Santa Clara. A meu ver, dos nomes desta lista, o mais merecedor de uma chamada à Seleção. Tem demonstrado grande segurança e qualidade, podendo mesmo deixar os Açores no final da presente temporada.
Roderick Miranda 29 anos, FC Famalicão, por empréstimo do Wolverhampton Wanderers FC. Sem espaço na equipa de Nuno Espírito Santo, voltou a encontrar tempo de jogo no Campeonato Português, aparecendo em boa forma nestes últimos meses, tornando-se numa peça de elevada importância para o FC Famalicão.
Pedro Rebocho 25 anos, Beşiktaş, por empréstimo do Guingamp. Nunca conseguiu encontrar a sua oportunidade na principal equipa do SL Benfica. Actualmente na Turquia, vinha sendo presença regular até à interrupção do campeonato, procurando uma definição do futuro.

7 médios
“Pepê” Rodrigues 22 anos, Vitória SC. Outro elemento desta lista com uma extraordinária época até então. É equilíbrio, segurança e classe na equipa mais entusiasmante do Campeonato Nacional. Contudo, o seu espaço de chegada à Selecção será sempre limitado pelas largas opções de qualidade para a sua posição.
André Gomes26 anos, Everton FC. O Everton desde cedo demonstrou ser o clube ideal para o internacional português se valorizar novamente e voltar às opções de Fernando Santos. Uma grave lesão retirou-lhe grande parte da temporada, no entanto deixou boas indicações no regresso. 
Florentino Luís 20 anos, SL Benfica. Precisa de jogar com regularidade e de ganhar alguma maturidade especialmente em construção. Qualidade não falta e perspectiva-se um grande futuro e uma excelente opção para o meio-campo defensivo da Selecção nos próximos anos.
Renato Sanches22 anos, Lille OSC. Um exemplo perfeito que, por vezes, é necessário um passo atrás para poder dar dois em frente. No Lille voltou toda a potência, confiança, irreverência e garra, valendo-lhe nova chamada à Selecção, com todo o mérito.
Gedson Fernandes21 anos, Tottenham Hotspur FC, por empréstimo do SL Benfica. Talvez um dos casos em que a polivalência, em tantos casos valorizada, tenha dificultado a sua afirmação. Ora a 6, a 8, na ala ou apoiando o avançado, sempre se mostrou como alternativa e nunca como figura principal. Necessita de mais regularidade e talvez o emblema londrino não seja a opção ideal.
André Horta23 anos, SC Braga. Uma excelente temporada que vinha fazendo André Horta. Aparecendo como dinamizador dos Bracarenses, pautando o jogo, quer de maneira curta ou através de passes longos, mostrando agora consistentemente e de forma mais madura toda a qualidade que mostrou, em espaços, no SL Benfica.
Pizzi29 anos, SL Benfica Tem sido presença regular na Selecção Nacional, rivalizando com as principais figuras do meio-campo de Fernando Santos, procurando o seu espaço e a demonstração do que o leva a indispensável no SL Benfica de Bruno Lage.

6 avançados
Bernardo Silva25 anos, Manchester City FC. Actualmente como uma das figuras da Premier League, restando saber até onde poderá evoluir nas mãos de Pep Guardiola. A sua importância na Selecção Nacional só tende a aumentar cada vez mais.
Gonçalo Guedes 23 anos, Valencia CF. As lesões têm travado um pouco do desenvolvimento de mais um craque formado na Luz. Fica sempre a sensação de que poderá dar mais do que o habitual, precisando de maior consistência e regularidade para se tornar num indiscutível da Selecção.
João Félix 20 anos, Club Atlético de Madrid. Embora com uma temporada algo conturbada de adaptação, com lesões à mistura, certo é que a sua genialidade continua a aparecer a rasgos. Para bem da Selecção e do clube Colchonero, esperemos que consiga materializar, em consistência, golos e assistências.
Rafa Silva 26 anos, SL Benfica. Para aqueles de que vimos coisas especiais, exigimos sempre algo mais. Pelo que não se estranha a desilusão do momento que vinha tendo nos últimos tempos, quando comparado com o início de época brilhante, materializado em assistências, desequilíbrio e golos.
Ivan Cavaleiro 26 anos, Fulham FC. Numa das ligas mais intensas do Mundo, uma temporada bastante bem conseguida, procurando o regresso ao escalão principal do Futebol Inglês. Muita explosão e potência de remate, aliado a um maior compromisso táctico, levam a que seja opção indiscutível de Scott Parker.
Nélson Oliveira28 anos, AEK. Nunca conseguiu demonstrar toda a capacidade que se lhe adivinhava ou tornar-se indispensável por onde passou. Contudo, pela positiva temporada na Grécia, com 11 golos marcados e pelas características distintas de todos os demais avançados em análise, merece esta convocatória."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!