Últimas indefectivações

segunda-feira, 9 de março de 2020

Contas históricas

"Foi publicado, na passada sexta-feira, o Relatório e Contas da Benfica, SAD relativo ao primeiro semestre da presente temporada. Trata-se do melhor desempenho financeiro de sempre, com um lucro de 104,2 milhões de euros.
Além do impressionante resultado positivo, há que salientar a subida dos capitais próprios para um patamar, pela primeira vez, acima dos 200 milhões de euros (223,4), e também a superação inédita da barreira dos 600 milhões de euros no que respeita ao activo (608,7).
Este resultado extraordinariamente positivo não surpreende, dada a alienação do passe de João Félix por 126 milhões de euros, o que permitiu encaixar o montante (120 M€) da cláusula de rescisão do atleta.
Convém, por isso e desde logo, destacar que a Benfica, SAD voltou a apresentar resultados operacionais, sem direitos de atletas, positivos. Este facto é particularmente relevante por mensurar a actividade da sociedade sem a influência das vendas e amortizações de passes de atletas, permitindo assim aferir acerca da sua viabilidade económica-financeira (nomeadamente tendo em conta que, se deduzidos os resultados financeiros, mantém-se positivo).
Numa óptica de gestão, a alienação do passe de João Félix foi encarada, conforme descrito no relatório, “como um facto extraordinário, que não deve ser acompanhado por um significativo incremento dos gastos operacionais ou pela criação de compromissos futuros que não são sustentáveis para a realidade económica em Portugal”. E não poderia sê-lo de outra forma, sob pena de, no futuro, hipotecar-se a sustentabilidade financeira da Benfica, SAD.
Assim, faz sentido que o montante recebido seja utilizado para resolver questões estruturantes como a melhoria das infraestruturas desportivas, a redução da dívida financeira contratualizada e, também, os investimentos na aquisição de atletas, onde se inclui o almejado aumento da capacidade de retenção de talento. Pretende-se, sem comprometimento do futuro de médio e longo prazo, aumentar a solidez da sociedade.
Esta tem sido a estratégia prosseguida na gestão da Benfica, SAD ao longo dos últimos anos, apostando paralela e continuamente na competitividade da equipa de futebol, alcançando resultados desportivos importantes.
No âmbito da solidez financeira, há dois indicadores que merecem ser salientados: fair-play financeiro da UEFA e dívida líquida.
Relativamente ao fair-play financeiro instituído pela UEFA, a Benfica, SAD tem cumprido escrupulosamente os critérios definidos. De destacar o rácio entre gastos com pessoal vs receitas operacionais, utilizado para avaliar a eficiência operacional e a viabilidade futura dos clubes ou SAD. A Benfica, SAD apresentou um rácio de 46%, cinco pontos percentuais abaixo do apresentado no primeiro semestre do exercício transacto e a grande distância do limite imposto pela UEFA (70%). 
Quanto à dívida líquida, o desempenho no primeiro semestre de 2019/20 acompanhou a tendência de redução verificada nos últimos exercícios, situando-se agora em 45,8 milhões de euros apenas. Desde o final da época 2015/16, este indicador decresceu 189,5 milhões de euros, ou seja, é agora somente 19,5% do que era no final dessa época.
Uma última nota para o passivo, o qual cresceu cerca de 20,7 milhões de euros, reflectindo o investimento no plantel. Totaliza agora 385 milhões de euros, mas note-se que quase um terço desse montante (112,5M€) não exige qualquer contrapartida financeira, pois é relativo à cedência parcial e sem recurso de créditos futuros relativos ao contrato de exploração dos direitos de transmissão televisiva, utilizadas para a reestruturação do passivo. Esta rubrica do passivo decrescerá paulatinamente com a realização dos jogos da equipa principal na Liga NOS. Perante todos estes dados, é com enorme optimismo e ambição que encaramos o futuro, desejando que continuemos a conquistar cada vez mais títulos desportivos. 
#PeloBenfica

P.S.1: Somos hexadecacampeões Sub-23 de atletismo em pista coberta. São já 16 títulos nacionais consecutivos para o Benfica. Notável!

P.S.2: Parabéns também aos nossos antigos atletas Salvio e Lisandro por se terem sagrado campeões argentinos ao serviço do Boca Juniors."

2 comentários:

  1. Parabéns às nossas meninas do hóquei (e à respetiva equipa técnica), que derrotaram as lagartixas uma vez mais.
    Se os nossos atletas masculinos (nomeadamente os da equipa principal de futebol) tivessem a garra delas...

    ResponderEliminar
  2. E conquistas históricas?
    Para quando?
    Ou vamos só contar com as conquistas das modalidades como coisas do outro mundo como faz a lagartagem?

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!