Últimas indefectivações

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

As 'caras' do Benfica

"A de ontem um bocado distorcida (houve SC Braga 'à Europa). Analiso motivos de ter ressurgido a melhor 'cara'

Seria o SC Braga - estranhíssima equipa que brilha na Europa e, por cá, nas 2 mais recentes jornadas da Liga, perdeu com os 2 últimos classificados! - capaz de sair da Luz eliminando o Benfica da Taça de Portugal? Fê-lo sofrer. Porque vimos o SC Braga europeu... E problema extra do Benfica foi quase o mesmo dele se poder dizer...
Despique intenso, que poderia ter incluído prolongamento... - evitado por fífia do guarda-redes bracarense (contraponto a autogolo benfiquista). Sim, nos derradeiros minutos, esteve bem à vista 3-1 (Sá Pinto trocada defesa-central por ainda mais ímpeto atacante; e daí resultou abrir retaguarda). Mas também clara fora a aflição do Benfica, condição física a esvair-se; Bruno Lage teve de chamar Samaris para reforçar estoirada linha média. Estranho? Não tanto porque o SC Braga mudou mão-cheia de jogadores do anterior jogo para este; e o Benfica manteve onze titular pelo 5.º jogo consecutivo (ressalvada, ontem, a troca de guarda-redes).
SC Braga osso muito duro de roer porque apresentou a sua cara europeia... Obrigando a cara benfiquista a distorcer-se um bocado, face aos últimos tempos no campeonato.

Em frente na Taça de Portugal (quase de certeza não na da Liga...) e, após decepções na Champions, assegurando Liga Europa, o actual Benfica tem o indiscutível mérito de ser líder do campeonato. É essa a sua boa cara. E o mérito vinca-se assim:
a) soube reagir ao brutal atropelamento que o FC Porto lhe aplicou na Luz, logo na 3.ª ronda - 0-2, e tão, tão categórico!; implícita forte ameaça da crise anímica...; de imediato foi o Braga vencer por 4-0 (!) e não mais deixou de ganhar - 11 jornadas a fio;
b) no último mês, aos triunfos acrescentou estatuto de equipa que melhor joga: consistência táctica, ofensivamente esfusiante.
Eis Benfica muito próximo do que exibiu na sua fabulosa 2.ª volta na época anterior - o que, até há 3 ou 4 semanas, mesmo vencendo, não se via. Porquê, quase subitamente, agora?
- Chave n.º 1: Chiquinho. Vindo de prolongada lesão, a sua qualidade técnica e, sobretudo, a sua inteligente versatilidade táctica dão ao modelo de jogo preferido por Bruno Lage aquilo que desaparecera sem João Félix: hábeis movimentações nas chamadas entrelinhas, atraindo e rasgando defesas. Ah! e com ele cresceu o futebol de... Pizzi: sintonia de inteligências futebolísticas.
Enquanto Chiquinho dava os 1.ºs passos num novo mundo, e, depois, quando caiu em baixa clínica, Lage tentou adaptar RDT a este tipo de manobras atacante. Sem tais características, tendência para futebol engasgado, ficando num nim: nem fluidez na busca de entrelinhas, nem esquema com dois puros pontas de lança.
Acontece que não vislumbro no plantel outro, como Chiquinho, capaz de bem encaixar na tal dinâmica à Bruno Lage; essa que o lançamento de João Félix tornara possível, surpreendendo todos os adversários (agora, já precavidos). Óbvio: ausência de alternativa (a Chiquinho e, atenção, ao esquema táctico...) poderá ser forte problema. Uma das lacunas no plantel.
- Gabriel-Taarabt, recente novidade no meio-campo. Afastando o poder atlético de Samaris e o perfil mais técnico do menino Florentino (este vinha sendo grande aposta de Lage, mas também vinha caindo de rendimento). A nova dupla tem feito a equipa avançar alguns metros, incutindo superior qualidade na posse e na circulação da bola, daí resultando melhor e mais variada projecção de ofensivas. Aguardo teste nos jogos mesmo a doer, quando também forte capacidade defensiva é muito necessária... Ontem, disso houve mau sinal; até antes do desgaste físico...
- Cervi. Eclipsado pela grande forma de Rafa, soube aproveitar a longa lesão deste. Curioso contraste: o melhor Rafa é muito superior atacante, com devastadora velocidade de galgo e... golos, muitos! - cruciais na cavalgada para o anterior título e também nesta época; Cervi velocidade possui (menos do que Rafa, pois este é... único, pelo menos em Portugal), perde no confronto quanto a olhos na baliza, mas tem enorme genica e... bate Rafa em disciplina táctica, sendo o extremo que melhor defende. Grande beneficiado pela entrada de Cervi: Grimaldo. Pode mais utilizar o seu poder atacante, porque Cervi é capaz de lhe proteger as costas muito melhor do que Rafa.
- Vinícius. Projectou-se para ponta de lança goleador, face a quebra a posterior lesão de Seferovic. O homem golo da época passada vai ter de mais pedalar... Vinícius, imponente atleticamente (1,90m, 83Kg.) e com muito bom esquerdo, poderá melhorar o seu cabeceamento? - aí onde Seferovic claramente o derrota."

Santos Neves, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!