Últimas indefectivações

sábado, 7 de dezembro de 2019

Aparece entre linhas, que eu encontro-te

"«Já perceberam que estamos a jogar de forma diferente… tinha de ser»
Bruno Lage

Já antes tínhamos feito referência a um Benfica mudado (aqui) que havia crescido bastante na recepção ao Marítimo, e no Bessa resgatando novamente para a equipa Chiquinho e Taarabt com Vinícius na frente de ataque voltou a comprová-lo.

«Na Liga Nacional juntar Chiquinho a Taarabt e ter um avançado eficaz nas grandes áreas adversárias poderá permitir o salto qualitativo que o Benfica procura desde o início da temporada»
in Lateral Esquerdo

Havia sido referido no último jogo na Liga e vai confirmando-se a profecia, mesmo num Estádio do Bessa perante um tradicionalmente muito complicado Boavista – O Benfica está mudado e para melhor – É assim que as equipas competentes colectivamente crescem – Com o inserir dos jogadores certos nos posicionamentos certos. E se Bruno Lage desde há muito elevou para um nível muito alto o colectivo do Benfica, havia na presente época que o “casar” com as individualidades. Havia que encontrar forma de esconder a menor qualidade dos jogadores do Benfica comparativamente com outras épocas não tão anteriores aos últimos anos, e tirar rendimento de Chiquinho e Taarabt é uma obrigação.
Ligações que se criam – Descritas nas próprias redes socais
Losango em zona intermédia na saída para o ataque para permitir mais linhas de passe e maior proximidade nas ligações – já havia sido referenciado na recepção ao Portimonense (aqui)
Entrada para zonas de criação – Chiquinho baixa para interior – Mobilidade entre Gabriel e Adel – Quando o marroquino baixa para procurar os colegas entre linhas, Gabriel sobe. Losango vira triângulo entre médios – Pizzi e Cervi na linha da frente com Vinícius
Variabilidade em Construção (alternar curto com longo) – Gabriel baixa para linha dos centrais – Mantêm-se triângulo no meio – Variação do corredor para lado fraco do adversário


Pouquíssimos são os que percebem o que separa o que é performance colectiva e o que é performance individual – Por isso continuam os treinadores a ser tomados por titereiros e os jogadores por marionetas.
Bruno Lage introduziu algumas mudanças nos posicionamentos encarnados nos últimos jogos, mas sobretudo nas últimas duas partidas da liga fez coincidir os seus dois melhores jogadores – Chiquinho e Taarabt. Com eles a bola chega melhor, por eles os colegas encontram mais espaço e tempo – Com eles o Benfica melhorou. E há ainda Carlos Vinícius – Um avançado capaz de dar expressão no marcador ao que o Benfica cria, mas também de não perder cada bola que toca, mantendo fluidez ofensiva – Substancialmente diferente do que acontecia antes naquela posição.
A imagem parada faz parecer uma decisão bem fácil – Mas quantos já teriam visto e teriam habilidade e agilidade para a um toque desmanchar a pressão e servir Chiquinho? Ver – Analisar – Executar – A marca dos melhores"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!