Últimas indefectivações

sábado, 7 de dezembro de 2019

Fome

"Portugal não é um país de fome nem de pobreza, mas - e há sempre um mas -, como sabemos padece dos males do mundo desenvolvido, em que, apesar da legislação avançada e da democracia consolidada, a justiça social que ilumina a nossa Constituição teima em não ser completa. Na verdade, a questão da distribuição de riqueza é transversal à União Europeia, e parece cavar-se cada vez mais o fosso entre pobres e ricos. Também não se trata de um problema exclusivamente europeu, mas sim de um problema global que as Nações Unidas têm bem identificado e que é um dos males que afligem o mundo contemporâneo. Em termos gerais, no nosso país, a linha de pobreza está abaixo de 60% de rendimento mediano por adulto. Ou seja, mais de 21% da população no ano de 2018.
Claro que abaixo desta linha existem muitas condições e que, mesmo com as limitações conhecidas, o Estado social funciona e o país assegura uma vida digna à maior parte das pessoas. Mas a sociedade é complexa e feita de lugares recônditos, zonas cinzentas e excepcionalidades quase imperceptíveis no crivo das grandes estatísticas e que constituem bolsas e casos de pobreza com grandes dramas pessoais e familiares. E aí, nos terrenos sociais mais difíceis, aparece também a forme. É isso que torna tão importante a acção da sociedade civil, pela sua proximidade ao terreno e às pessoas e pela versatilidade e rapidez que tem e pode colocar, de imediato, ao serviço das populações.
O Banco Alimentar é uma das instituições da sociedade civil portuguesa que assume, no combate à fome, um papel de grande relevância ao mobilizar a sociedade no seu todo para a recolha e doação de alimentos destinados a fornecer as dispensas de uma rede imensa de instituições de proximidade que apoiam famílias e previnem a fome e a subnutrição. Para que consiga satisfazer cabalmente a sua missão, é fundamental a participação de todos, e, para isso, o mundo do futebol, com o seu poder mobilizador, constitui seguramente uma grande mais-valia. Por isso, saudamos esta iniciativa da Liga, através da Fundação do Futebol, envolvendo todos os clubes, e sabemos que os benfiquistas, como sempre, encheram com fartura e mais vazia das mesas!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!