Últimas indefectivações

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Ser feliz sem Félix

"Escrevo isto poucos dias depois de mais uma pálida exibição do actual campeão nacional. Há muito que procuro ter um tempo para poder tecer algumas considerações sobre Lage e o Benfica. Não tanto pelas vitórias acumuladas a nível interno, não tanto pelas derrotas acumuladas a nível externo, mas sobretudo pela parca qualidade exibicional demonstrada neste início de época.
Sou daqueles que acredita que um bom processo de treino ajuda, e muito, a potenciar a qualidade de jogo de uma equipa. Sou daqueles que defende que a vitória estará sempre mais próxima de ser alcançada quanto melhor for o futebol praticado. E ainda que não tenha dados sobre o processo de treino de Lage, posso opinar sobre a quase nula qualidade de jogo apresentada pelo Benfica em 2019/2020.
Pelo que leio, escuto e entendo da maioria das análises feitas ao futebol praticado pelos encarnados, a ausência de João Félix parece ser a principal justificação para a falta de qualidade de jogo evidenciada pelo Benfica até então. E embora reconheça a importância do jovem prodígio português e a mais-valia que representou no segundo semestre da época passada, discordo totalmente de tal observação. Creio que nem mesmo a sua presença seria suficiente para colmatar as imensas lacunas existentes no futebol praticado pelo actual líder da Liga NOS.
Porque João Félix não é o responsável pelas saídas de bola com quatro unidades na primeira fase de construcção quando o adversário defende em bloco médio/baixo ou baixo numa estrutura de 14141, 1451 ou 1541. O que faz com que o Benfica perca unidades de ligação dentro do bloco central defensivo do seu opositor, limitando-se a bascular lenta e penosamente de um lado para o outro até que um dos seus laterais ou médios-ala consigam encontrar um metro de espaço para depois optar por um cruzamento a 30 metros da baliza.
Nem mesmo a falta de progressão com bola por parte dos defesas centrais pode ser imputada ao reforço colchonero, pois não é pela sua ausência que Rúben Dias, Ferro, Jardel e companhia deixaram de querer construir e, por vezes, criar desequilíbrios desde trás...
João Félix não é o responsável pela diferença abismal entre a forte reacção à perda da bola evidenciada na época passada e a reacção à perda de bola tão diminuta no decorrer da presente época, da mesma forma que não é o catalisador da indefinição quanto às zonas de pressão, se é que elas realmente existem em 2019/2020.
Quanto à dificuldade contínua e agravada de um ataque posicional inexistente, João Félix também é/está alheio a isso. Não é por ele (ou pela sua ausência) que o Benfica continua a revelar graves lacunas e imensas dificuldades em ataque posicional organizado. Razão pela qual, sem espaço para atacar a profundidade e para as transições rápidas, temos um futebol sem ideias e sem dinâmicas.
E se eventualmente quisermos falar da falta de novas dinâmicas e novas rotinas ofensivas, talvez aí possamos apontar o dedo a Félix...ou talvez não! Porque, uma vez mais, a sua ausência não explica a falta de ligação do ataque encarnado, a falta de ideias ofensivas ou o futebol desgarrado que se vê em campo desde meados de Setembro. Mesmo que ele fosse o grande elo de ligação e o grande desequilibrador do ataque encarnado em termos de velocidade de pensamento/execução e qualidade dos mesmos (a par de Rafa) ao longo da época passada...
Portanto, e porque não creio ser Félix o responsável por algo que ele não controla (como pode um jogador que não está presente ser responsabilizado pela falta de qualidade de um jogo colectivo), resta-nos uma questão pertinente, a meu ver: pode o Benfica ser feliz sem Félix?
Tem a palavra Bruno Lage, a sua equipa técnica e os seus jogadores..."

2 comentários:

  1. Este Sr. Filho ainda nao descobriu que daria um excelente treinador, a julgar pela excelsa analise que acabou de fazer ao trabalho do grande BRUNO LAGE. Como é que as equipas portuguesas e do mundo nao apostam neste Sr. Filho? Estranho. Agora a serio, o Glorioso está a jogar tao mal tao mal e, veja-se só, tem maior pontuaçao, mais golos marcados, menos golis sofridos, o melhor marcador do campeonato, maior numero de jogos sem sofrer golos, o grande BRUNO LAGE continua a bater records atras de records, mas o Glorioso nao joga nada, o glorioso nao presta para nada, os jogadores nao prestam para nada. Imagine-se como estarao as outras equipas. O nosso campeonato é mesmo muito fraquinho mas do lado de quem o analisa e de quem o critica. Nao percebem um chavo de futebol. Bravo Sr. Filho.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!