Últimas indefectivações

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Balanço da Formação

"O momento é de pausa nas competições nacionais e no Benfica Campus surge a oportunidade de reflectir sobre o trabalho desenvolvido até ao momento. Os sinais não poderiam ser mais positivos. 
Cada jogador é um projecto e a estratégia é clara: encontrar o melhor espaço competitivo para o atleta, submetê-lo a um nível de dificuldade que o leve à superação, enquadrá-lo num modelo colectivo de jogo e fomentar a cultura de vitória benfiquista. Resultado? Forte evolução individual e equipas com níveis competitivos elevados nas diversas provas em que o nosso Clube participa.
Nos campeonatos nacionais de Iniciados (Sub-15) e Juvenis (Sub-17), o Benfica garantiu a passagem às segundas fases com posições cimeiras nas tabelas classificativas.
Os Juvenis A benfiquistas terminaram a primeira fase com um registo totalmente vitorioso (11 jogos, 11 vitórias!), com 51 golos marcados e apenas 8 sofridos. Estes números ganham maior relevância atendendo ao facto de Filipe Coelho ter utilizado um total de 42 jogadores, seis deles Juvenis de 1.º ano (Sub-16) e 14 Iniciados (Sub-15).
Já os Iniciados A terminaram a Série E com os mesmos 31 pontos do rival Sporting, sem derrotas (10 vitórias e um empate), com 63 golos marcados e 8 sofridos.
Nos escalões mais avançados, encarados como a transição para o futebol profissional, os registos mantêm-se assinaláveis e a lógica de “queimar etapas” é ainda mais visível.
No campeonato nacional de Juniores (Sub-19), o Benfica lidera a Zona Sul com 8 pontos de vantagem em relação ao segundo classificado, o Estoril Praia, sem qualquer derrota (11 vitórias e um empate) e com uma base de jogadores juniores de 1.º ano (Sub-18).
Quanto aos Sub-23, lutam pela liderança da primeira fase da Liga Revelação (2.º lugar, a um ponto do líder), tendo o técnico Jorge Maciel já dado minutos a 41 jogadores até ao momento e com forte utilização de jogadores juniores (18).
A Equipa B, em pleno processo de renovação e novas oportunidades, prossegue a sua caminhada na sempre exigente 2.ª Liga. As “dores de crescimento” têm sido visíveis nos resultados, embora também seja visível o crescimento que o grupo comandado por Renato Paiva tem registado durante a competição. Esse é o grande pano de fundo do projecto da Equipa B: crescer na adversidade e ganhar níveis de prontidão para a exigência do patamar máximo.
Todos estes dados apontam para uma realidade irrefutável: os nossos jovens abraçam as dificuldades de defrontarem adversários mais velhos enquanto desafios e não defraudam as expectativas no momento de os superar, tanto a nível quantitativo (resultados) como qualitativo (exibições).
De realçar que ontem também se ficou a saber da participação dos nossos Iniciados na ICC onde vão representar Portugal nos Estados Unidos.
International Champions Cup é sinónimo de prestígio internacional. Depois do sucesso da participação da equipa principal no torneio de pré-temporada, cabe agora aos nossos Iniciados levarem a marca do Benfica Campus e o que melhor se faz na formação em Portugal aos Estados Unidos. Entre clubes e academias de referência internacional, como Real Madrid, Barcelona, Juventus FC, Arsenal, Tottenham Hotspur, PSG, Roma, Vasco Da Gama ou Chivas de Guadalajara, o Benfica surge como único representante português, para uma experiência que dificilmente os nossos jovens vão esquecer!

P.S.: Num momento em que tanto se fala sobre a qualidade do futebol português e em que atingimos o sexto lugar do ranking da UEFA, ultrapassando a Rússia, apesar de todas as diferenças de dimensão geográfica e financeira, importa comparar e reflectir se o país no seu conjunto e em que sectores de actividade está nesta posição? Um lugar, é justo reconhecer, conquistado graças ao trabalho dos clubes e com as devidas repercussões também ao nível das selecções, como se tem verificado pelo aproveitamento do potencial dos nossos melhores talentos e títulos internacionais recentemente conquistados. Ainda muito há a melhorar na indústria do futebol português, mas também é justo reconhecer muito do meritório trabalho que tem sido feito pelos profissionais deste sector, que tanto têm prestigiado o país internacionalmente."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!