Últimas indefectivações

sábado, 24 de agosto de 2019

João Félix foi bem vendido?

"Reparem que lanço o tema numa forma de questão e não numa forma de afirmação. O João Félix foi ou não bem vendido? A resposta imediata é que sim. Mas julgo que merece outro tipo de reflexão.
Há já alguns anos que a SAD do Benfica tem tido sempre lucro operacional. Ou seja, aquilo que faz a vender bilhetes, patrocínios e nas transmissões televisivas dá para pagar os salários e prémios dos jogadores, custos de manutenção do estádio e outras infraestruturas, custos com a estrutura, impostos, etc. No último ano o Benfica bateu mesmo o record em receitas operacionais. Tudo aponta para que este ano volte a acontecer. Fomos à ICC, entrámos na Champions no Pote 2, venderam-se mais redpasses, já temos mercado secundário dos bilhetes, o preço dos bilhetes e dos redpasses voltou a aumentar, etc. Longe vão os tempos em que o Benfica tinha que vender para contrabalançar o resultado operacional.
A nível de vendas de jogadores sem contar com João Félix, o Benfica fez 38M em Raúl Jiménez, 22M em Luka Jovic, 9.2M em André Carrillo e 7M em Eduardo Salvio, prefazendo um total de 76.2M. Aos quais ainda podemos acrescentar mais algumas receitas como 1M pelo empréstimo de Bruno Varela ou 1.5M pela venda do Reinildo Mandava para o Lille. A nível de contratações, o Benfica gastou 20M em Raul de Tomas, 17M em Carlos Vinícius, 4M em Chiquinho e 3M em Jhonder Cádiz, um total de 44M. Ou seja, mesmo sem vender João Félix, o Benfica teria um resultado positivo na venda-compra de jogadores.
Na sua última entrevista à Exame, Domingos Soares de Oliveira disse que "dívida a bancos à data de hoje são cerca de 10M, (...) as dívidas a fornecedores são muito inferiores aquilo que os clientes nos devem a nós, (...) os empréstimos obrigacionistas somam cerca de 120M. Eu posso acabar com os obrigacionistas, mas os detentores de obrigações pedem que não o faça.", concluindo com "o nosso espírito não é pôr a dívida a zero, acho até uma má gestão uma empresa não ter algum nível de dívida. (...) Para uma empresa que fatura hoje 300M, ter uma dívida financeira na casa dos 130M parece-me já bastante equilibrado". Ou seja, o Benfica não vai utilizar o dinheiro da venda de João Félix para abater Passivo. Na opinião de DSO, e de qualquer pessoa que tenha estudado minimamente Corporate Finance nos últimos 20 anos, não ter qualquer nível de dívida é até um acto de má gestão.
O Benfica tem feito imensas renovações. O que poderá indicar os mais distraídos que no próximo ano os custos salariais vão disparar. No entanto, nos últimos 12 meses saíram Jonas, Luisão, Salvio, Ferreyra e Castillo. Cinco jogadores que estavam no topo da lista dos mais bem pagos. Logo há margem para aumentar vários jogadores pois abriu-se uma grande folga com estas cinco saídas. A massa salarial até pode aumentar, mas nunca será muito significativamente e não vai colocar o lucro operacional em risco, que na verdade já tinha uma margem bem significativa.
Eu sou sócio do clube SL Benfica. Tenho acções da Benfica SAD. Não recebo dividendos nem do clube, nem da SAD, porque nenhum paga dividendos - nem devem pagar. O Benfica tem tido lucros operacionais de forma recorrente. Mesmo sem a venda de João Félix teria um resultado positivo na venda-compra de jogadores. O CEO da SAD diz-me na entrevista mais recente que não vai baixar muito o passivo e que não ter qualquer nível de dívida é até um acto de má gestão. A massa salarial até pode aumentar, mas não muito significativamente. E agora, depois de tudo isto volto a perguntar: João Félix foi bem vendido? Eu acho que não. A resposta do clube à venda de João Félix foi pagar 12M a Jorge Mendes e 17M à Nápoles pelo Carlos Vinícius. Vamos ficar com cerca de 91M em caixa parados. No relvado saiu um jogador com potencial para ser o melhor do mundo para entrar um bom jogador para o banco. Não se contratou um guarda-redes como se tentou durante todo o verão. Não se substituiu jogadores como Cervi por outros de melhor qualidade. Foi literalmente uma troca de João Félix por Carlos Vinícius e ter uma conta recheada de dinheiro.
Se 120M é um preço justo por João Félix aos 19 anos? Sem dúvida que é. Se o Benfica poderia ter recusado a proposta e vendê-lo para o ano visto que neste ano não ia dar grande uso ao dinheiro? Para mim parece-me claro que sim. Vão-me dizer que o jogador quis ir embora. Se o Benfica tivesse recusado a proposta do Atlético, o que é que o jogador ia fazer? Recusar-se a jogar até 2023 e acabar com a sua carreira antes de ela sequer começar? Tantos clubes conseguem segurar os seus jogadores. Já nós é sempre passado uns meses de se estrearem.
O Atlético não bateu a cláusula. O próprio DSO admitiu isto na entrevista à Exame. Ofereceu o valor da cláusula. Mas não a bateu. O Benfica vendeu o jogador porque quis. Poderia ter recusado a proposta."

1 comentário:

  1. No extremo, mesmo que o AM batesse a cláusula o Benfica podia sempre ter recusado a venda.
    Teria um problema jurídico com o jogador, os seus representantes e com a família que teriam razão para colocar o clube em tribunal. Mesmo que o não fizessem haveria consequências. Temos o irmão Hugo Feliz no Seixal. Já se esqueceram?

    Haveria a (pobre) consolação (populista) de ter uma maioria de sócios a concordar com a decisão, os mais acéfalos, aqueles nunca olham para as consequências, os cegos e os "ignoramus" que não tendo responsabilidades de gestão não usam a razão.

    1. Ter um jogador contrariado é muito mau. Para ele e para os restantes companheiros. Um mau exemplo, levaria muito jovem a pensar 2 e 3 vezes antes de vir para o Seixal.

    2. Hostilizar a família de um jogador e os seus representantes, hostilizando a sua liberdade de escolha. A mesma coisa.

    3. O clube ficava com má imagem, algo que é fatal num mundo concorrencial.

    4. Manter a confiança de uma empresa da parte dos seus stakeholders (aqui incluo atletas e representantes) é da mais extrema importância.

    Vejam o que se observa e está acontecer com os dragartos, cujos jogadores são flops, que os clubes compradores se querem ver livres, só conseguem colocar os seus jogadores em clubes da 2ª divisão sem receber qualquer compensação por eles.
    Vendem os seus melhores goleadores por valores residuais, porque tratam os seus atletas como resíduo!!

    Como tratamos os outros, assim seremos tratados.

    João Félix foi MUITO BEM vendido.
    Não podemos olhar apenas para o valor (126M) de venda, temos de olhar para as MAIS VALIAS que o GOODWILL da venda gera assim como os valores de MARKETING que a venda está a gerar e que irá gerar no futuro.
    A exposição mediática do Benfica em todo mundo é gigantesca. Irá ter um factor multiplicador do valor da venda que irá gerar centenas de milhões no futuro.

    Quem não percebe isto não percebe nada de gestão de activos e devia abster-se de comentar.
    E nunca poderá aspirar a caber numa direcção do clube.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!