Últimas indefectivações

quinta-feira, 4 de julho de 2019

'Baixas' são duras...

"Realidade de Benfica, FC Porto e SC Braga. Sporting, a excepção... antes do violento rombo

Arranque da pré-época com fortes baixas em quase todos os 4 primeiros do anterior campeonato (uma excepção - por enquanto...). Evidente: irão dar tudo por tudo para se recompor... Aumentando, mantendo ou baixando o nível.. eis a magna questão.

Benfica. Muito difícil substituir João Félix - chegou, viu  e venceu nos 5 meses de excepcional galopada para o título!; e, noutro ápice, está erguido a vedeta mundial pela estratosférica verba da sua transferência, aos 19 anos! Muito difícil render Jonas, o decisivo goleador, craque mor em Portugal durante 4 épocas a fio. Muito difícil, face à altíssima qualidade de quem parte, e, quiçá, por isso implicar alterações no modelo de jogo...
Chegam Tomás (ponta de lança que desconheço, tendo lido boas referências de quem costuma saber da poda), Cádiz (avançado que brilhou no V. Setúbal, mas, ao que se tem dito, será emprestado), Caio Luvas (extremo vindo da Arábia, contratado há largos meses, antes da era Bruno Lage, como este frisou) e Chiquinho (médio ofensivo, potencialmente vagabundo na frente atacante - e dele tenho boa opinião, pelo que fez na Académica e, sobretudo, no surpreendente Moreirense; noutro texto, coloquei Chiquinho nos destaques da época em equipas não de topo - segue-se crucial teste: tem estrutura para altos voos?).
Benfica procura mais um ponta de lança, capaz de pedir meças a Tomás e Seferovic (óbvia necessidade: não pode limitar-se a ter 2, mesmo que Tomás se afirme e Seferovic se confirme... vindo da mulher, e de longe!, época da sua não curta carreira). E disso, nenhuma dúvida, muito dependerá o nível competitivo ao longo de 10 meses (por cá e na Europa...).
Outra necessidade detecto (desmentida pelo presidente!): defesas laterais que sejam firmes alternativas a André Almeida e Grimaldo (basta ter fé no rápido crescimento dos meninos Ebuehi e Tavares?). E continuidade de Grimaldo parece não garantida...
Trunfo benfiquista: se saídas de pesos pesados se ficarem por Félix e Jonas (também Salvio?), e se estes foram bem substituídos... - há uma semana frisei que os €200 milhões (!) já garantidos isso permitem... -, não haverá fortes solavancos na base já estruturada. Se...

FC Porto. Como há 2 anos, trabalho de Hércules para Sérgio Conceição! Perder Casillas, Felipe, Militão, Herrera e Brahimi (meia equipa!) é quase começar de novo... Forte ataque a aquisições arrancou esta semana. Mas construir outra equipa (e, por isso, outro tipo de futebol?) tem muitíssimo que se lhe diga! Sérgio Conceição não aceitaria tamanho desafio sem garantia de receber o muito de que necessita (de guarda-redes e avançados - não creio que Luiz Díaz, Zé Luís e Nakajima bastem, se também Marega e/ou Soares partirem).

Sporting. A excepção, ao não partir com fortes baixas (saída de Gudelj tem peso, embora superável por Battaglia e Doumbia). Mas não acredito que escape ao rombo violento: o de Bruno Fernandes, evidentemente! E há dúvidas sobre permanência de Acuña e de Bas Dost. Porém, penso que, limitado a dura realidade financeira, tem vindo a trabalhar bem: experiente defesa central (Luís Neto, internacional A), defesa direito Rosier (premente necessidade de que seja bom!, (interessante médio (Eduardo), avançado com apreciável craveira (Vietto) e grandes promessas: aquisição do extremo Camacho ao Liverpool, regresso do avançado Gelson Dala. Investimento vai em €20 milhões. O possível, antes da saída de Bruno (e sabe-se que transferência, se por 60 milhões, dará saldo líquido de apenas 30...).
Oxalá a AG deste sábado, confirmando ou revogando expulsão de Bruno de Carvalho e de Alexandre Godinho, possa curar a crónica doença sportinguista: persistentes, amiúde incríveis!; tumultos internos. Muito provável quimera...

SC Braga. Dos tremeliques, no final da época, na relação presidente/treinador, para a ruptura agora, no tempo mais inesperado: Abel Ferreira no PAOK (financeiramente irrecusável!; arriscado por se tratar do não muito habitual campeão grego). Tempo de frisar: Abel deixa bom trabalho. Meias-finais das nossas Taças, 4.º lugar no campeonato (15 pontos separando-o do 5.º, o grande rival V: Guimarães!). António Salvador exige mais. Ambição tão saudável quanto roçando utopia O SC Braga está longe da massa adepta dos 3 gigantes. E o seu (bom) plantel também deles dista - ou, por exemplo, os titulares Esgaio, Wilson Eduardo, Palhinha teriam continuado no Sporting..."

Santos Neves, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!