Últimas indefectivações

sexta-feira, 3 de maio de 2019

O homem que se segue


"Nos bastidores do futebol há algum tempo que se prepara a sucessão de Pedro Proença. E quem é a pessoa que o "sistema" quer à frente da Liga? Hugo Soares.
Hugo Soares é um advogado e político português militante do PSD, tendo sido Presidente da JSD entre 2012 e 2014. É deputado na Assembleia da República desde 21 de Junho de 2011, pelo círculo de Braga, e foi líder do grupo parlamentar do PSD entre 2017 e 2018.
É natural de Braga e sócio do clube da terra, no entanto, em Maio de 2017, fez uma bonita e sincera declaração de amor ao seu clube do coração, o FC Porto, no Correio do Minho:
"Em Braga, como de resto no País do futebol e por todos que me conhecem, sabem que sou Portista desde pequenino. Dos que chorava quando o Porto perdia. Dos que sonhava com as vitórias. Sou transparente: não sinto (nunca senti e acho até medíocre) que a paixão do futebol se imponha por origem de nascimento. É assim; sem meias palavras. O meu avô, que amava, era portista. O meu pai, que amo, é portista. Os meus dois filhos, que amo, quero que sejam portistas. Que não me desculpem a sinceridade. Mas é a minha franqueza."
Apesar de o próprio - no mesmo artigo - ter afirmado que nunca misturou política com futebol e que achava até pernicioso fazê-lo, em Fevereiro do presente ano, aceitou o desafio da SICN e estreou-se como comentador desportivo substituindo Pedro Marques Lopes no programa semanal O Dia Seguinte.
Sendo amigo pessoal de Pinto da Costa, é um dos deputados que anualmente almoça com o presidente dos azuis-e-brancos no restaurante da Assembleia da República e sabemos que fez também parte da comissão de honra de António Salvador, por quem já assumiu admiração pelo trabalho que tem desenvolvido no clube minhoto.
Antes do jogo entre o SC Braga e o FC Porto, da 27ª jornada, Pinto da Costa, António Salvador e Luís Gonçalves, director-geral dos dragões, foram (intencionalmente) vistos a almoçar num restaurante em Braga.
Quando confrontado com esse propalado encontro, Salvador revelou: "A conversa foi sobre o futuro do futebol português e as eleições da Liga de Clubes no próximo ano". E, de facto, sabemos que esse foi o tema principal.
Esta jogada que anda a ser preparada com todo o cuidado não é surpreendente na medida em que os Clubes chegaram a mostrar descontentamento por desconhecerem os acordos para a reintegração do Gil Vicente.
Neste caso que reporta a 2006, António Fiúsa, Presidente Gilista, acusou mesmo Pedro Proença de traição além de o definir como "banana" e de estar ao serviço de terceiros, relembrando que menos dois clubes na I Liga significaria uma redução para a Olivedesportos na ordem dos 3 a 3,5 Milhões de euros por ano, em vez dos 500 mil euros que paga aos clubes da II Liga.
Hugo Soares perfila-se como o homem ideal para continuar a servir os interesses do "sistema". O “sistema” que esteve vigente nas últimas largas décadas e que teve, pasmem-se, como Presidentes da Liga sujeitos como Valentim Loureiro e Pinto da Costa, esses Baluartes da verdade desportiva e rectidão. Atente-se que desde 28.08.1992 a 10.08.2006 a Presidência da Liga esteve a cargo dos dois sujeitos referidos, apenas um pequeno interregno houve pelo meio onde presidiu Manuel Damásio. Estamos a falar de 5095 dias, dos quais apenas 259 não estiverem sob a Presidência de tais vultos. É a este passado que se quer regressar? Um passado de corrupção, coação e obscuridade."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!