Últimas indefectivações

terça-feira, 7 de maio de 2019

Novo recorde na história dos dérbis

"Pela décima época consecutiva, o Benfica vai acabar a Liga à frente do Sporting. Em 85 edições, o resultado do dérbi vai em 56-29...

A trigésima segunda jornada da edição 2018/2019 da Liga definiu que o Benfica vai acabar a prova à frente do Sporting, algo que acontece, pela primeira vez, em dez temporadas seguidas. O anterior recorde reportava-se ao período entre 1985/1986 e 1993/1994, nove campeonatos, que coincidiram, grosso modo, com o período, para os leões, entre o fim do Rochismo e o advento do Roquetismo.
É impossível olhar para os números desta secular rivalidade e não constatar a importância de Eusébio da Silva Ferreira na forma como o Benfica descolou dos eternos rivais. Até Eusébio chegar à Luz (1960/1961), a igualdade era total, o Benfica tinha ficado à frente do Sporting em 13 campeonatos e os leões tinham superado as águias também em 13 ocasiões. Durante as 15 épocas em que o pantera negra esteve no Benfica, 11 campeonatos foram para a Luz e quatro para Alvalade, o que dá 73,3% para o Benfica e 26,7% para o Sporting. A dinâmica dos anos-Eusébio manteve-se, no contexto Benfica - Sporting, até aos dias de hoje. Depois do king abandonar a Luz, o Benfica ficou à frente do Sporting 32 vezes, sendo superado em doze, o que dá 72,7% para as águias e 27,3% para os leões.
Mas se quisermos olhar os números da maior rivalidade do futebol português à luz do 25 de Abril, os resultados são elucidativos.
Com a revolução dos cravos, dois factos vieram a alterar a face do futebol em Portugal: a lógica do poder democratizou-se, acabando a rotatividade entre Benfica e Sporting e Belenenses para a presidência da FPF; e deu-se o fim da lei da opção, o que permitiu uma nova relação laboral entre clubes e jogadores. O FC Porto foi o mais ágil a reagir a estas novas circunstâncias, e o Sporting o que teve mais dificuldade. No duelo particular com o Benfica, até ao 25 de Abril a taxa de sucesso do Sporting era de 42,5% contra 57,5% do rival. De 1974 ao dia de hoje, os leões baixaram para 26,7% e as águias subiram para 73,3%. Resumindo, e especialmente para quem gosta de olhar os números pelo prisma da história, havia uma realidade até à chegada de Eusébio e outra a partir desse momento.
O que aconteceu ao Benfica com Eusébio da Silva Ferreira, não foi uma mera evolução competitiva, mas sim um salto quântico, que projectou o clube para o mundo, um fenómeno muito semelhante ao que sucedeu com Johan Cruyff no Ajax e com Pelé no Santos.

(...)
Ás
António Salvador
O SC Braga tornou-se ontem campeão nacional de futebol feminino, numa altura em que o beautiful game jogado por elas está em grande expansão na Europa. Trata-se de uma aposta ganha pelo presidente dos arsenalistas, que está de parabéns, assim como técnicos e jogadoras, que derrotaram concorrência fortíssima.

Duque
FC Porto
Depois de uma vitória clara sobre o Aves, fazer os jogadores do FC Porto andar de claque em claque, de baraço ao pescoço, qual Egas Moniz, deu uma imagem de terceiro-mundismo. Herrera, de megafone em punho, a pedir desculpa, foi redutor para o clube, humilhante para os jogadores e devastador para o treinador.

Casillas, provável adeus às redes; Iker, olá à vida!
«O Iker Casillas vai conseguir voltar a fazer a sua vida normal, mas não praticará desporto a nível profissional»
Juan Antonio Corbalán, Cardiologista
Juan Antonio Corbalán, cardiologista de 64 anos, é um homem  do desporto, 177 vezes internacional pelo basquetebol de Espanha e com uma carreira de 17 anos no Real Madrid. Por isso, quanto a Casillas, conhece como ninguém a circunstância do desportista e a condição da doença. O que disse deve preparar-nos para o adeus de Casillas às redes. E para o olá de Iker à vida...

Respeito pelo futebol
A Universidade de Wolverhampton concedeu a Nuno Espírito Santo o título de 'Doutor Honoris Causa', numa cerimónia que decorreu no centro do relvado do estádio Molineux, antes do jogo com o Fulham. O vice-reitor Geoff Layer disse, na circunstância, que era «um prazer prestar reconhecimento a um líder que trouxe o orgulho à cidade e inspiração aos nossos alunos». O homenageado afirmou: «O desporto pode mudar vidas e temos obrigação de ser um exemplo para a sociedade». Palavras de circunstância, apenas? Não, muito longe disso. O que aconteceu em Wolverhampton foi resultado do respeito que existe em Inglaterra pelo futebol e por quem o pratica. Porque, lá como cá, quem quer ser respeitada, tem de ser dar ao respeito. Por isso é que uns são e os outros não...

Barcelona C deu bónus ao Celta de Vigo...
O Barcelona, já campeão e a pensar em Liverpool onde discutirá a presença na final da Champions, foi a Vigo com uma equipa C e perdeu. Sorte do Celta, azar dos outros que lutam pela permanência. Valverde, técnico do Barça, fez o que devia. O resto? Como diria Manuel José, o futebol é isso mesmo..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!